Avião Superjet efetua pouso errado em pista em obras na Rússia

Um avião de passageiros efetuou um pouso errado em um dos principais aeroportos da Rússia nessa quinta-feira, 16 de janeiro, informou a agência TASS, em um caso que chama atenção por um detalhe sobre a designação das cabeceiras das pistas.

Avião Sukhoi Superjet SSJ 100 IrAero
Imagem: Anna Zvereva [CC]

A aeronave envolvida foi o Sukhoi Superjet 100-95 da empresa aérea russa IrAero, registrado sob a matrícula RA-89078 e executando o voo IO-4284 de Sabetta para Moscou Domodedovo.

A tripulação estava executando a aproximação para a cabeceira designada 32R de Domodedovo, mas aterrissou na pista em obras, designada apenas como 32, que fica à direita da pista 32R, às 14:15 do horário local (11:15Z).

FlightRadar24 Pouso Superjet Pista Errada Domodedovo
O Superjet pousando na pista errada – Imagem: FlighRadar24

A aeronave deslocou-se pela pista sem mais incidentes, mas ficou presa sem ter como sair por alguma taxiway.

“O avião da companhia aérea IrAero, que ia de Sabetta a Moscou, aterrissou em uma pista não operacional, localizada perto do aeroporto de Domodedovo. O pouso foi normal. Ninguém ficou ferido como resultado do incidente”, disse o serviço de imprensa da empresa.

Designação das cabeceiras

Um fato que chama atenção na ocorrência é a designação das cabeceiras do aeroporto Domodedovo.

AIP Rússia Aeroporto Domodedovo
Cabeceiras das três pistas do Aeroporto Domodedovo

De acordo com a atual AIP Rússia (publicação aeronáutica com as cartas dos aeroportos), as pistas são nomeadas 32L, 32R e 32. As abordagens ILS CAT I, GLS e RNAV para a pista 32 estão publicadas, e uma abordagem RNAV está publicada para a pista 32R.

Até aí tudo bem, já que existe um NOTAM (informação aos aeronavegantes sobre as condições operacionais) descrevendo a pista 32 fechada para reparos (RWY 14/32 CLSD DUE TO REPAIRS), e o piloto deveria ter lido o NOTAM e a carta do aeroporto e identificado qual era a cabeceira 32 fora de uso.

Porém, o que chama atenção é que normalmente os aeroportos com três pistas paralelas costumam nomear suas cabeceiras da esquerda para a direita com a sequência lógica L, C e R (Left, Center e Right, do inglês Esquerda, Centro e Direita). Mas, no caso de Domodedovo, elas estão designadas como 32L, 32R e 32, nessa sequência da esquerda para a direita.

Novamente destaca-se que isso não exclui a questão de que o piloto deveria ter se atentado às cartas e ao NOTAM. Mas o uso de uma sequência não intuitiva nas cabeceiras do aeroporto aumenta a chance da ocorrência de um engano, especialmente em casos de situações fora do padrão, como uma emergência.

Mas, até que se saibam quais as circunstâncias dessa ocorrência, é impossível concluir quais fatores levaram ao pouso na pista fechada.

O regulador aéreo russo Rosaviatsiya estabelecerá uma comissão para investigar. “De acordo com as regras atuais de investigação de incidentes de aeronaves, a Rosaviatsiya começou a estabelecer a comissão para investigar circunstâncias e causas do pouso do avião da IrAero”, informou.

O Superjet já voltou a voar na manhã de hoje (tarde na Rússia), segundo dados do FlightRadar24.

Outro caso recente

Pouco tempo atrás, em setembro, um Airbus A320neo da Air India pousou em uma nova pista em construção nas Maldivas, e investigadores revelaram que o comandante desconhecia sua existência.

Apesar de haver um NOTAM (comunicado) avisando que uma segunda pista quase paralela estava em construção, a cerca de 190 metros a leste, o comandante afirmou que “não estava ciente” do NOTAM, nem que havia duas pistas, disse o Comitê Coordenador de Investigação de Acidentes das Maldivas.

Confira mais detalhes desse caso na matéria a seguir. Logo abaixo dela, veja também a matéria do caso do Airbus A320neo que tocou na terra ao lado da pista.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias