Avião toca antes da pista, quebra os trens de pouso, e passageiro filma o toque e a evacuação

Um avião comercial teve ambas as pernas do trem de pouso principal colapsadas hoje, depois que o toque com o solo ocorreu no terreno antes do início da área pavimentada da pista.

Acidente UTair 737 Pouso Antes da Pista

A aeronave envolvida foi o Boeing 737-500 da companhia aérea russa de baixo custo UTAir, registrado sob a matrícula VQ-BPS. O jato estava realizando o voo de número UT-535 de Moscou-Vnukovo para Usinsk, ambos na Rússia, com 94 passageiros e 6 tripulantes, segundo dados do The Aviation Herald.

O 737 estava na aproximação final da pista 13 de Usinsk por volta das 12:21 do horário local (06:21 do horário de Brasília), mas aterrissou cerca de 15 metros antes da superfície pavimentada da cabeceira e atravessou montes de neve.

Ambos os trens de pouso principais quebraram e a aeronave derrapou com o trem de pouso do nariz estendido até atingir a área asfaltada e danificar suas asas e motores, resultando em um derramamento de combustível. Felizmente não houve ignição do combustível.

Acidente UTair 737 Pouso Antes da Pista

Acidente UTair 737 Pouso Antes da Pista

Os passageiros foram evacuados através das escorregadores e das saídas de emergência sobre a asa. Há relatos de uma ou duas pessoas feridas. Um dos viajantes filmou toda a sequência de pouso e depois a evacuação, como você verá mais abaixo.

A companhia aérea informou que o ILS (auxílio de pouso por instrumentos) e as luzes de aproximação estavam fora de serviço, no entanto, a abordagem para Usinsk foi realizada com a assistência do Controle de Voo.

De acordo com NOTAMs do aeródromo (NOTAMs são informativos para alertar os pilotos de aeronaves sobre riscos potenciais que possam afetar a segurança ao longo de uma rota de voo ou em um local), tanto o ILS quanto as luzes de aproximação da pista 13 realmente não estavam operacionais.

Veja nos vídeos a seguir as filmagens do passageiro mostrando a aproximação, o momento do acidente e a evacuação pela saída de emergência sobre a asa:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ANAC lança nessa tarde uma nova e moderna versão do seu...

0
A partir de hoje, 25 de janeiro, o Portal da ANAC na internet estará de cara nova. A mudança faz parte da adesão à plataforma gov.br e atende