Avião todo branco é filmado em Guarulhos e desperta curiosidade sobre seu dono

O Boeing 777F em Guarulhos, conforme o vídeo que você vê nesta matéria

Um vídeo publicado recentemente no YouTube chamou a atenção de muitas pessoas, que ficaram curiosas por saber de quem é este avião que operou no Aeroporto Internacional de Guarulhos completamente branco, sem nenhum detalhe de pintura que identifique a empresa que o utiliza.

A gravação acima foi registrada pelo canal “Golf Oscar Romeo”, que transmite ao vivo durante as 24 horas do dia todos os pousos e decolagens no aeroporto internacional que atende à capital paulista.

Embora os mais familiarizados com a aviação já saibam qual jato é este, os demais sem conhecimento no assunto questionam de quem é este avião cargueiro.

Apesar de nenhuma identificação de pintura, é possível notar na gravação a matrícula do jato, N704GT, que define que este é um Boeing 777F operado pela empresa aérea americana Southern Air, conforme dados do sistema de registro da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a FAA.

Sua cor completamente branca chamou atenção por conta da publicação recente do vídeo no YouTube, porém, ele é “figurinha carimbada” em Guarulhos. A Southern Air faz voos regulares às terças e aos sábados no aeroporto.

As operações sempre são cumpridas com os Boeings 777F da companhia, que decolam de Los Angeles e pousam no GRU Airport às 06h55 da manhã nos dois dias da semana.

Depois, as decolagens têm como destino a capital chilena, Santiago, partindo de Guarulhos às 09h05 da manhã nas terças-feiras e às 08h25 nos sábados.

Sobre a pintura branca, vale ressaltar que não se trata, por exemplo, de uma tentativa de esconder a identidade da companhia aérea. É bastante comum na aviação comercial que um avião seja adquirido e, por conta de alta demanda operacional, seja colocado em operação o mais rápido possível, não havendo tempo a ser desperdiçado com o processo de aplicação das cores da empresa.

Depois, durante uma parada mais longa para manutenção programada, a companhia aproveita o tempo de solo para a aplicação das cores.

Também não é raro o avião nunca ser realmente pintado, quando acontece, por exemplo, de ser um jato alugado temporariamente de outra empresa. Nesse caso, pode não ser viável financeira ou operacionalmente aplicar uma pintura para depois de algum tempo haver a necessidade de trocá-la de novo.

A título de curiosidade, a primeira imagem a seguir mostra um 777F nas cores híbridas da Southern Air com sua parceira operacional DHL. A segunda imagem mostra um Boeing 747-200F com a pintura completa da empresa, nos tempos passados em que ela ainda usava Jumbos em suas operações.

Boeing 777F – Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Boeing 747-200F – Imagem: Julian Herzog / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aproxima-se a 36ª Conferência de Serviços de Assistência em Solo da IATA,...

0
A 36ª IGHC se concentrará na integração de práticas mais sustentáveis ​​em todos os aspectos das operações de assistência em solo.