Avião venezuelano pousará no Brasil na próxima semana com 32 toneladas de fungicida

Um clássico avião do modelo Airbus A300 passará por Manaus e Campinas na próxima semana, realizando um voo cargueiro que transportará 32 toneladas de fungicida para o Brasil. A operação será realizada utilizando uma aeronave da empresa aérea venezuelana Transcarga.

Segundo passou a constar do registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o voo será operado entre os dias 28 e 29 de setembro. O jato é raro, pois, nos dias atuais, há muito poucos desse modelo voando no mundo. A programação que consta é a seguinte:

DIA 28 DE SETEMBRO – o voo TWI-1523 começa na Colômbia, onde será realizado o carregamento do fungicida e de outros produtos. Depois, a aeronave segue para Caracas, antes de iniciar as etapas no Brasil.

DIA 28 DE SETEMBRO – no mesmo dia, a aeronave decola da capital venezuelana e pousa primeiro em Manaus, às 14h locais. Duas horas depois, a aeronave parte para Campinas, onde tem pouso esperado para 20h locais.

DIA 29 DE SETEMBRO – às 7h da manhã do dia 29, já com número de voo TIW-1527, a aeronave parte rumo a Caracas, sua base operacional.

Não estão imediatamente disponíveis detalhes de quem é o importador. Os fungicidas são pesticidas utilizados na proteção de plantas em geral contra doenças fúngicas, mas largamente utilizados na agricultura.

O avião

O Airbus A300 é uma aeronave de corpo largo, ideal para cargas pesadas e grandes volumes. A aeronave é capaz de transportar cargas de grande volume e até 40.000 quilos de e para os principais destinos de comércio internacional da região.

Algumas características:
Comprimento: 53,62 metros
Altura: 16,90 metros
Envergadura: 44,84 metros
Diâmetro da Fuselagem: 5,64 metros
Peso Máximo de Decolagem: 165.000 quilos

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Cortada a porta de carga do protótipo do maior avião bimotor...

0
A parte da cabine retirada da aeronave tem 7 metros de comprimento e um terço da circunferência da fuselagem.