Os dois aviões da Connect Cargo foram flagrados em traslado a São José dos Campos

Conforme divulgamos há duas semanas, a companhia aérea brasileira Connect Cargo passa por dificuldades financeiras, e parecia não haver boas perspectivas para seu futuro. Mas hoje, alguma incerteza voltou a ser colocada na história.

Avião Boeing 737-400F Connect Cargo
Boeing 737-400F da Connect Cargo

Os indícios do meio de fevereiro mostravam que as duas aeronaves de carga da empresa aérea estavam sob o status de “Reintegração de Posse” no sistema de registro aeronáutico brasileiro da ANAC, o RAB. Tudo indicava que o proprietário da aeronave, Vallair Sollutions, tomaria os Boeings 737-400F pelo não pagamento do leasing dos jatos.

Porém, nessa sexta-feira (28), ambas as aeronaves foram transladadas para São José dos Campos (SP), o que por si só não indicaria mudança na situação, exceto pelo fato de que também houve alteração no status do RAB.

Consulta RAB ANAC Connect Cargo 737-400F

Enquanto no começo de fevereiro a Vallair era apresentada como proprietária e também como operadora dos Boeings 737, hoje o RAB indica a empresa apenas como proprietária, tendo voltado a Connect Cargo ao status de operador dos aviões de matrículas PR-CNC e PR-CND.

O PR-CNC efetuou hoje um translado de Manaus até São José dos Campos no voo de número 9010, decolando às 12:55 da capital do Amazonas e pousando às 17:42 na sede da indústria aeronáutica brasileira.

FlightRadar24 Voo CNT9010
Chegada do PR-CNC a São José dos Campos hoje – Imagem: FlightRadar24

Já o outro Boeing 737-400F de matrícula PR-CND decolou de Belo Horizonte no voo de translado de número 9012 para São José dos Campos, com decolagem da capital mineira às 08:00 e pouso às 08:48.

FlightRadar24 Voo CNT9012
Chegada do PR-CND a São José dos Campos hoje – Imagem: FlightRadar24

O aeroporto do Vale do Paraíba é mais conhecido por abrigar a sede da Embraer, porém também há por lá serviços de manutenção da empresa Digex.

Esperamos que a Connect Cargo tenha conseguido reverter sua situação financeira crítica e que os dois 737-400F tenham sido transladados apenas para passarem por manutenção e retornarem às operações. Mas não podemos descartar a possibilidade de que a ida a São José dos Campos esteja relacionada à saída definitiva dos jatos da frota.

Divulgaremos aqui no Aeroin qualquer nova atualização que obtivermos sobre a companhia aérea.

Atualização (29/fev): confirmada a retomada das aeronaves pelo lessor. Confira abaixo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul