Aviões da Lufthansa não devem pousar no Rio de Janeiro até março de 2021

Avião Airbus A340-600 Lufthansa

A retomada das linhas aéreas ao redor do mundo vem acontecendo de maneira muito gradual, num ritmo mais lento do que a maioria dos analistas projetava lá no começo da pandemia. Embora a Lufthansa tenha sido uma das poucas empresas estrangeiras a manter serviços regulares ao Brasil durante a pandemia (contamos o porquê aqui nessa outra matéria) os voos de SP a Munique e do Rio de Janeiro a Frankfurt foram suspensos.

Como a conectividade da empresa alemã é uma das mais completas do mundo, esperava-se que o retorno pudesse acontecer em algum momento no futuro breve, mas isso não aconteceu.

Ao contrário, segundo informações do Routes Online, desde o dia 12 de agosto (última quarta-feira), a Lufthansa encerrou as reservas para diversas rotas no período de 25 de outubro a 27 de março de 2021, conforme a lista a seguir:

Frankfurt – Addis Ababa
Frankfurt – Erbil
Frankfurt – Nagoya
Frankfurt – Cidade do Panamá
Frankfurt – Qingdao
Frankfurt – Rio de Janeiro
Frankfurt – San DiegoFrankfurt – Shenyang
Munique – Bangalore
Munique – Hong Kong
Munique – Cidade do México
Munique – Nova York JFK
Munique – São Paulo
Munique – Cingapura

É importante notar que os planos das empresas estão mudando a todo o instante, já que o ambiente econômico e sanitário tem estado altamente volátil enquanto os países enfrentam suas epidemias. Assim, pode ser que esses planos mudem no futuro, porém, agora, essa é a informação mais atual.

Simulamos uma busca no site da empresa para várias das rotas acima e no período informado, mas, de fato, não houve retorno de voos disponíveis. No entanto, a Edelweiss, a segunda empresa aérea suíça pertencente ao Grupo Lufthansa, tem previsão de retorno em outubro ao Rio de Janeiro, onde fará o voo para Zurique.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias