Aviões Embraer 190 e Boeing 777 da Air Canada estiveram a segundos de colidir

Um incidente raro, mas muito perigoso, aconteceu na semana no Canadá, quando um controlador de tráfego aéreo autorizou duas aeronaves a decolarem da mesma pista e no mesmo momento. O fato veio à tona apenas agora.

Avião Embraer E190 Air Canada
Imagem – BriYYZ via Wikimedia Commons

As informações foram divulgadas pelo The Aviation Herald e dão conta de que, nas primeiras horas da manhã do dia 8 de março, o voo AC1037 da Air Canadá fora autorizado pelo controlador da Torre do aeroporto a decolar. O Embraer 190 cotejou a instrução e alinhou na pista, iniciando sua corrida de decolagem rumo à Denver com 87 passageiros a bordo.

Logo após o Embraer E190 iniciar sua corrida de decolagem, a Torre de Controle liberou o voo AC606, também da Air Canadá, mas operado por um Boeing 777-300, a alinhar na pista 06L. No entanto, enquanto o Embraer ainda estava em sua corrida pela pista, a torre liberou o Boeing 777-300 para decolagem.

Ambas as aeronaves moviam na pista, quando o E190 acabou colidindo com um bando de pássaros e a tripulação decidiu por rejeitar a decolagem, quando já estava a 135 KIAS. Imediatamente, o piloto transmitiu à torre via rádio a informação de que estava rejeitando a decolagem, exatamente ao mesmo tempo em que o B773 começou a sua corrida de decolagem.

Carta do Aeroporto de Toronto, mostra a posição das pistas

Quando o B773 estava a 110 KIAS, os pilotos notaram que o E190 ainda estava na pista e procederam com uma frenagem abrupta, conseguindo parar antes de colidir com o E190.

Ambas as aeronaves foram retiradas da pista. O E190 voltou ao pátio para verificação dos danos da colisão com pássaros, enquanto o Boeing 777-300 esperou numa pista de táxi por 45 minutos para esfriar os freios e depois voltou ao pátio.

O TSB canadense informou que não houve feridos nem danos a nenhuma das aeronaves, mas a ocorrência foi classificada como grave e uma investigação foi aberta. Por regra, uma aeronave comercial, em voo com passageiros, somente pode decolar quando a outra já tiver saído da pista.

https://aeroin.net/video-prefeito-coloca-carros-na-pista-para-impedir-pouso-de-airbus-a340-vindo-da-europa/
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Ao transportarem 297 mil pessoas entre Brasil e EUA de janeiro...

0
Em janeiro e fevereiro de 2024, as companhias registraram 42% de crescimento no número de passageiros em voos entre Brasil e Estados Unidos.