Aviões quase batem a instantes do pouso e incidente é filmado a bordo e do solo

Cena de um dos 2 vídeos que você assiste nesta matéria

Dois aviões estiveram muito próximos de uma colisão em pleno ar quando se aproximavam do pouso, conforme se nota em vídeos que circulam hoje pelas redes sociais.

Nas gravações, feitas tanto por uma câmera a bordo de um dos aviões quanto por outra em solo, as duas aeronaves de pequeno porte são vistas passando a poucos metros (ou talvez menos de 1 metro) entre si, após os pilotos não se notarem entre si (possivelmente houve falha ou ausência de comunicação por rádio).

Veja a seguir o primeiro dos dois vídeos, este feito a bordo de um dos aviões:

Como se observa pelas matrículas, o avião onde está a câmera é um Piper PA-18A-150 Super Cub registrado como N1023N, enquanto o outro que cruza imediatamente à sua frente é um Reims Cessna F172L Skyhawk de registro I-ACMQ.

Enquanto o primeiro desiste da aproximação e arremete diante do grave incidente, o segundo prossegue para o pouso, possivelmente sem nem ter tomado conhecimento do que acabara de acontecer.

Na outra gravação, feita a partir do solo, é possível acompanhar a aproximação das duas aeronaves e o momento do cruzamento, em que o avião de trás balança de forma significativa devido à turbulência gerada pelo da frente.

Veja o vídeo (o primeiro é o mesmo visto acima, desça para o de baixo para assistir à gravação feita do solo):

Segundo registros recentes de voo de ambas as aeronaves, bem como as cenas vistas nos vídeos, o incidente aconteceu na aproximação para a cabeceira 02 do Aeroporto G. Paolucci, localizado em Pavullo, a sudoeste de Bologna, na Itália, na manhã do sábado, 11 de setembro.

O F172L se aproximando do aeroporto na manhã do sábado – Imagem: FlightRadar24
O PA-18A voando no mesmo horário no sábado – Imagem: FlightRadar24

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing 737 tem todos os pneus principais estourados no pouso

0
No estranho incidente na tarde da sexta-feira, algo levou todos os pneus do trem de pouso principal do Boeing 737 a estourarem no pouso.