Azul comemora 1 ano da inauguração de seu mega hangar em Viracopos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Azul Hangar Manutenção Campinas Viracopos

Há um ano, a Azul Linhas Aéreas inaugurava seu mais novo Hangar de Manutenção no Aeroporto Internacional de Viracopos, o maior hangar da América Latina, segundo a companhia.

Estrategicamente localizado no principal Hub da companhia, na cidade de Campinas (SP), emprega atualmente cerca de 250 colaboradores – ou “Tripulantes”, como a Azul carinhosamente chama todos os seus funcionários -, divididos entre a área administrativa e operacional.

O local, que possui área de 35 mil m², abriga duas linhas de manutenção ativas que são responsáveis por realizar “checks” completos nas aeronaves das famílias A320 e A330. Em termos de capacidade máxima, é possível colocar 8 jatos A320neo ao mesmo tempo, ou dois A330neo.

Os aviões recebem manutenção geral programada dentro de um período determinado: seja pela idade do avião, pela quantidade de pousos realizados ou até pelo tempo de voo.

Além desse importante trabalho, existe uma linha dedicada à implementação do Wi-fi nas aeronaves e outra responsável por cuidar da frota nas chamadas paradas especiais. Uma parada especial acontece quando, por exemplo, há necessidade de uma troca não planejada do motor de um avião.

Hangar Manutenção Azul

Para que todo esse trabalho seja executado, exitem 14 oficinas anexas, contemplando os mais variados serviços, como, por exemplo, reparos de motores, rodas e freios.

“O Hangar de Viracopos tem um significado imenso para a Azul. É um espaço completo e estratégico para a operação da companhia e a cada dia nos orgulhamos da construção deste complexo e das tarefas que são realizadas aqui. Além de facilitar a logística e gerar eficiência para a companhia, nosso centro está localizado no nosso principal hub em Campinas, por onde passam todos os aviões de nossa frota”, afirma Antônio Eick Augusto, gerente geral do hangar de manutenção da Azul em Campinas.

“Nesse um ano de operação já construímos um legado e realizamos diversas inovações no hangar, que só foram possíveis pela estrutura que temos e pelo trabalho desempenhado, diariamente, pelos nossos Tripulantes”, complementa Eick.

Entre os marcos importantes deste primeiro ano, estão os primeiros “heavy checks” do Airbus A320, em julho do ano passado, e do A330neo, no fim do ano. Esse tipo de manutenção é de grande complexidade e a estrutura do hangar possibilita a realização dessa checagem absoluta nas aeronaves, que muitas vezes pode levar até um mês.

A mais recente conquista, já no início de 2021, foi a entrega da primeira aeronave com Wi-fi instalado no Brasil. A operação que hoje acontece no hangar era feita apenas no exterior.

Para conhecer mais sobre a estrutura e ver a galeria de imagens, relembre conosco a visita que fizemos pouco depois da inauguração no ano passado:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias