Início Empresas Aéreas

Azul libera sua 1ª manutenção complexa no novo hangar de Viracopos

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A320neo Hangar Manutenção Azul

Saiu hoje do novo hangar de manutenção da Azul em Viracopos a primeira aeronave a fazer uma manutenção complexa, ou seja, uma manutenção programada de grande importância no Centro de Manutenção da companhia, recém inaugurado neste primeiro semestre de 2020 (conheça o hangar por dentro clicando aqui).

Embora ainda não liberado para retornar ao serviço, pois ainda passará pelos testes finais nos próximos dias, o Airbus A320neo de matrícula PR-YRA, que é o primeiro A320 recebido pela Azul, torna-se também o primeiro a sair do hangar após fazer o que antigamente era chamado de Check D nos programas de manutenção das aeronaves.

Hoje, porém, o programa de manutenção contempla os Checks A e C, e ambos são divididos em quatro fases menores, que vão do Check A1 até o A4 e do C1 até o C4.

Os primeiros quatro são manutenções que não necessitam de seu cumprimento dentro de um hangar, ou seja, são realizados aproveitando-se os tempos de parada da aeronave entre as operações nos diversos aeroportos. Já os quatro últimos fazem a vez do antigo Check D, e necessitam que a aeronave seja parada por algum tempo devido à complexidade do processo. À medida que o avião opera, ele vai atingindo os limites de horas e ciclos de voo ou de tempo calendárico de cada fase.

O PR-YRA passou pelo Check C2 ao longo das últimas semanas, e hoje foi finalmente liberado para iniciar os testes de motor. Segundo Antonio Eick, Gerente Geral Heavy Maintenance da Azul em Viracopos, esses testes serão sucedidos apenas de mais algumas verificações de fechamento do serviço, de forma que o A320neo possivelmente estará apto a retornar à malha até o final dessa semana.

A perspectiva da Azul é que agora as manutenções comecem a ser feitas sequencialmente, entrando uma aeronave logo que outra é liberada dos Checks. A próxima aeronave planejada é o PR-YYJ, um dos A320neo que pertenceram à Avianca.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile