AZUL registra 41% de crescimento no tráfego de passageiros em outubro

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas divulgou na última quinta-feira, 5 de novembro, os resultados preliminares de tráfego de outubro de 2020, incluindo as variações em relação ao mês anterior e ao mesmo período do ano passado.

Outubro em relação a setembro

Segundo os dados da companhia, o tráfego de passageiros consolidado (RPKs) de outubro aumentou 41,0% em relação a setembro de 2020, frente a um crescimento de 42,6% na capacidade (ASKs) ofertada por sua frota e malha aérea.

Apesar do importante crescimento de tráfego, o aumento de oferta um pouco superior ao de demanda resultou em uma queda de 0,9% na taxa de ocupação, que passou de 80,2% em setembro para 79,3% em outubro. Essa taxa de ocupação corresponde a 80,7% do setor doméstico e a 65,3% do internacional.

“A recuperação da demanda doméstica no Brasil continua sendo uma das mais rápidas do mundo. São Paulo está na fase “verde” de seu plano de resposta à COVID-19, e com a chegada do verão, nós estamos entrando nos meses de alta temporada para viagens nacionais. Estamos vendo uma forte demanda por nossos voos domésticos e permanecemos fiéis à nossa estratégia de malha. Nós estamos otimistas com a evolução da retomada nos próximos meses,” disse John Rodgerson, CEO da Azul.

Outubro em relação ao ano passado

Enquanto a recuperação segue em bom ritmo na evolução mensal, a comparação dos dados com o mesmo mês do ano de 2019 mostra que os impactos da pandemia ainda se fazem muito presentes.

A queda do tráfego consolidado de passageiros (RPK) ainda foi de 45,2% neste mês de outubro, ou seja, a companhia tem movimentado apenas 54,8% do tráfego padrão pré-pandemia.

A capacidade (ASK) ofertada pela empresa em outubro, de 58,2% (41,8% menor que no ano anterior), foi mais alta do que a recuperação da demanda, o que resulta em uma taxa de ocupação 4,9% inferior a 2019, passando de 84,2% para os 79,3% deste outubro passado.

Tabela Dados Operacionais Outubro 2020 Azul Linhas Aéreas
Dados de outubro – Fonte: Azul Linhas Aérea

Informações da Azul Linhas Aéreas

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias