Azul e Airbus assinam acordo para programa de serviços para componentes de horas de voo

 A Azul acaba de selecionar o serviço de componentes de horas de voo (Flight Hour Services, ou FHS-Components) da Airbus para sua frota de aeronaves A330.

O acordo, uma expansão do programa FHS atualmente realizado com a frota A320 da Azul, é o primeiro contrato da Airbus para fornecimento de componentes para aeronaves de longo alcance na região.

A Airbus será responsável pela gestão e manutenção diária dos componentes da companhia aérea, incluindo agrupamento e gestão de estoque na base principal da Azul, localizada em Campinas, além da manutenção de componentes e serviços de engenharia. O acordo prevê ainda a presença in loco de um representante de FHS em São Paulo, além de reparos, logística e armazenamento.

“Esse acordo com a Airbus permite que melhoremos as operações da nossa frota de A330, fazendo com que sejam mais eficientes e confiáveis”, disse Flávio Costa, Chief Operating Officer da Azul.

“A Airbus está feliz com a escolha da Azul pelo programa FHS e preparada para continuar contribuindo com a evolução das operações e atividades de manutenção da companhia aérea”, afirma Remi Maillard, Head of Services da Airbus. “Isso é resultado do bem-sucedido programa FHS que já prestamos para a frota de A320 da companhia”.  

O Programa FHS é um programa de serviços para componentes completamente integrado, que ajuda a garantir o desempenho operacional de frotas de aeronaves.

Esse serviço dá à Azul a vantagem de ter suporte completo para sua frota de A330 e permite que sejam aproveitadas sinergias do contrato de FHS já existente para a frota de A320. 

Na região da América Latina e Caribe, a Airbus já vendeu 1200 aeronaves e possui pedidos para aproximadamente 600 outras, além de já ter 700 aeronaves já em operação, o que representa uma fatia de mercado de 56% da frota de aeronaves em serviço. Desde 1994, a Airbus conquistou aproximadamente 70% dos pedidos líquidos da região.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos