Azul inicia campanha para entrar na Ponte Aérea

A Azul Linhas Aéreas iniciou nesta semana uma campanha nas redes sociais para movimentar seus seguidores para entrada da empresa na ponte aérea.

Com ampla divulgação nas mídias sociais da companhia e também do próprio fundador David Neeleman.

O objetivo é conscientizar o consumidor que com a paralisação da Avianca Brasil, a rota São Paulo – Rio de Janeiro que é a mais movimentada do país está nas mãos apenas da GOL e da LATAM Brasil.

Porém a entrada da companhia ainda depende dos próximos capítulos da novela envolvendo a Avianca Brasil: em caso de leilão os slots de Congonhas e Santos Dumont ficam entre os arrematadores.

Já em caso de falência (possibilidade cada dia maior) os slots seriam redistribuídos pela ANAC seja de maneira proporcional à operação das companhias nos aeroportos ou de maneira igual (dividindo total por três).

Outra opção é com a entrada da Globalia, um terço de todos os slots fiquem com ela seguindo a regra da nova entrante. Os outros dois terços divididos igualmente pelas empresas já existentes.

Porém o plano do grupo que controla a Air Europa não é algo concreto, e antes fosse demoraria um ano (ou duas temporadas de distribuição de slots) para acontecer.

É certo que a dança das cadeiras nos slots de Congonhas e Santos Dumont irá mudar em breve, antes do inverno (verão brasileiro) IATA 2019/2020 que começa em 27 de outubro deste ano e deverá ter os slots definidos até 31 de agosto.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos