Azul Cargo ganha mais um jato Embraer convertido e com pintura alusiva

EXCLUSIVO – A Azul Cargo, divisão de carga aérea e logística da Azul Linhas Aéreas, irá receber mais um jato Embraer E195 convertido e nas cores da empresa.

De matrícula PR-AXW, este Embraer E195-E1 estava estocado em Portugal e retornou há pouco tempo para o Brasil. Desde que chegou, o avião saiu do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em Confins, onde foi re-nacionalizado, e fez um voo de translado para o Aeroporto da Pampulha, na mesma região metropolitana.

A aeronave estava sendo preparada nos hangares de manutenção da Azul, na Pampulha, tendo seus assentos retirados e também recebendo uma nova pintura alusiva à Azul Cargo. Antes de virar um cargueiro adaptado, o PR-AXW havia sido batizado como “Nas Asas Azuis de Milton Nascimento” e agora foi rebatizado como “Azul Cargo Premium”.

Apesar de operar mais de um jato Embraer E195 adaptado de passageiros para carga, a Azul só tinha pintado um avião nas cores da divisão cargueira, o de matrícula PR-AYO. Os jatos do modelo têm capacidade para levar até 3,7 toneladas de carga.

A empresa brasileira é a primeira e única no mundo a fazer esse tipo de conversão em que os assentos são retirados. No entanto, não é a primeira a usar um Embraer como cargueiro. Há alguns anos, a Portugália também o fez, mas sem remover os assentos.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Com carga em alta, Qantas vai remover dois A330 da frota...

0
Diante da alta e crescente demanda por voos de cargas, a Qantas resolveu converter dois Airbus A330 de passageiros para cargueiro.