Azul celebra marca de companhia brasileira com mais mulheres pilotos

Imagem: Divulgação / Azul.

Alcançar o posto de piloto de aviação comercial pode ser considerado uma vitória para muitos homens que sonham com a profissão de aviador. Se essa conquista for de uma mulher, então, o sabor é ainda mais especial. O comando das aeronaves, embora ainda muito ligado ao sexo masculino, vem sendo cada vez mais controlado por elas. No Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado amanhã, a Azul se orgulha de defender a marca de companhia área brasileira com o maior número de pilotos do sexo feminino.




Das 53 pilotos mulheres da empresa, 13 são comandantes e outras 40 copilotos. Elas operam os diferentes modelos de aeronaves que compõem a frota da Azul, desde os ATR’s, que comportam 70 passageiros, passando pelos jatos da Embraer e os Airbus A320neo e A330, este último com capacidade para até 274 assentos. Natural de Minas Gerais e primeira comandante do maior avião da companhia, Bethania Porto lembra que chegar ao topo da carreira não foi fácil. Depois de passar por anos de estudos e superar diversos obstáculos, a comandante espera que seu exemplo sirva de inspiração para futuras aviadoras.

“Eu não sonhei com o sucesso. Tenho uma carreira de lutas, tropeços e vitórias. Ser a única comandante do A330 na Azul é mais uma conquista que eu carrego em homenagem a todas as pessoas e, principalmente, às mulheres que sonham em ter seu lugar ao sol. Quero que a minha trajetória sirva de espelho para aquelas que têm a paixão de voar como eu”, afirma Bethania.

A presença feminina no comando dos aviões da companhia, que já é a maior entre as empresas áreas brasileiras, apresentou crescimento nos últimos anos. De portas-abertas para acolher todos os gêneros, a Azul espera preencher parte das oportunidades em aberto com novas pilotos, de acordo com o diretor de operações de voo da empresa, João Gabriel Macari Neto.

“Aos poucos, estamos conseguindo ampliar o quadro de pilotos do sexo feminino em nossas aeronaves. Sabemos da capacidade que elas têm. São sempre muito bem formadas, disponíveis e com a vontade de servir, que é a principal marca da tripulação da Azul. Queremos que os exemplos que temos hoje na companhia despertem ainda mais o interesse do público feminino pela aviação comercial”, ressalta Macari.

Mulheres que inspiram

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Azul divulgou nesta semana um vídeo da série “Histórias de quem voa com a Gente”, que mostra a reação de uma menina, que faz sua primeira viagem de avião e se surpreende ao ver que o piloto da aeronave é, na verdade, uma mulher. Além da postagem nas redes sociais, até o dia 15 deste mês, em voos comandados por mulheres, os comissários da companhia convidarão as crianças que estiverem a bordo para uma visita à cabine de comando após a aterrisagem. O objetivo é inspirá-las a entenderem que mulheres podem estar em todas as profissões e também a optarem pela profissão no futuro.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Azul.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave