Azul coloca de volta à ativa dois jatos com pinturas especiais e um deles é o ‘bandeirinha’

Dois jatos brasileiros Embraer E195 que usam librés especiais estão de volta à ativa na frota da Azul Linhas Aéreas, um deles é o que carrega a bandeira do Brasil.

Os dois aviões são do modelo Embraer E195-E1 e saíram de cena em meados do ano passado, com a chegada da pandemia. O primeiro deles é o PR-AYV, batizado de Azul Brasil porém é mais conhecido como “Bandeirinha”, dado seu visual com a bandeira do Brasil estampada na fuselagem e pelo fato de ser menor que o Airbus A330-200 de matrícula PR-AIV, que também tem a bandeira nacional no corpo do avião.

Este jato ficou estocado desde o início da pandemia, voltou à ativa e no final de maio foi colocado para manutenção no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Já no último dia 30 de julho, segundo dados do RadarBox, o avião voltou à ativa e realizou voos regulares da empresa.

O outro avião de destaque pela pintura é um E195-E1 de matrícula PR-AXW, que saiu da frota da Azul pouco antes da pandemia e iria para a polonesa LOT, chegando a ficar estocado em Portugal. No entanto, a empresa polonesa acabou desistindo do negócio após a chegada do vírus.

Recentemente, a Azul acabou reintegrado o avião à frota e adaptou-o para cargueiro de maneira temporária, retirando parte dos assentos. Outros aviões da frota também foram convertidos, mas apenas este e o PR-AYO estão com a pintura da Azul Cargo, braço cargueiro da companhia.

O AXW saiu das instalações da companhia na Pampulha e foi para Campinas, tendo realizado seu primeiro voo comercial hoje (2) para Vitória, no Espírito Santo.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias