Início Empresas Aéreas

Azul completa 11 anos; no começo quase deu Samba

Há 11 anos, no dia 15 de dezembro de 2008, decolava o primeiro voo comercial da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, de Campinas para Porto Alegre com 98 pessoas a bordo. Era o início de uma empresa que conquistou um público cativo e muitos fãs pela sua abordagem de marketing ousada e atrelada à cultura do Brasil.

Em um banner especial divulgado nas redes sociais, a empresa relembra todas as suas conquistas do ano, com destaque para as novas rotas, novas aeronaves, contratações, prêmios, a entrada na Ponte Aérea, o recorde de carga transportada, dentre outros que você pode ver na imagem abaixo.

No começo quase deu Samba

Após um período de estudo de mercado de pouco mais de um ano, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras tornou-se a quarta companhia aérea lançada por David Neeleman. Mas no começo ela não tinha um nome definido ainda, e foi então que seus executivos tiveram uma ideia genial: deixar o público escolher o nome da empresa.

Primeiro, foi feito um concurso onde qualquer pessoa poderia dar sugestões de nomes. Depois, uma banca escolheu os finalistas e abriu uma votação, que resultou no nome “Samba” como o mais votado e “Azul” em segundo lugar, mas acabou-se optando pelo segundo nome.

Executivos-fundadores da empresa aérea e a campanha Você Escolhe

Na época, David Neeleman defendeu que o nome “Azul” reflete sentimentos como serenidade, lealdade, qualidade e, claro, remete ao céu. Ao que será que reflete Samba? O que importa é que tanto a pessoa que primeiro sugeriu o nome Samba, bem como a primeira que sugeriu o nome Azul, ganharam bilhetes vitalícios da empresa.

Um breve resumo das datas da Azul

  • 15 de dezembro de 2008 – a empresa realiza dois voos inaugurais, ligando Campinas a Porto Alegre, e Campinas a Salvador.
  • 14 de janeiro de 2009 – inauguração do serviço de ônibus ligando a Cidade de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
  • junho de 2009 – lançamento do programa de fidelidade Tudo Azul
  • 13 de agosto de 2009 – companhia bate o recorde de empresa aérea que mais rápido transportou um milhão de passageiros no mundo, em 8 meses, passando a marca anterior que pertencia à JetBlue (10 meses).
  • junho de 2011 – ganha pela primeira vez o prêmio Skytrax de melhor empresa low-cost da América Latina. Depois, vieram outros seis títulos como este.
  • novembro de 2011 – entra em operação o primeiro ATR-72, abrindo espaço para novas rotas regionais de menor demanda e em aeroportos menores.

  • 28 de maio de 2012 – Azul anuncia a aquisição da TRIP Linhas Aéreas, a maior transportadora regional do Brasil na época. 
  • outubro de 2012 – Lançado o pacote completo de entretenimento de bordo. Meses antes, havia iniciado a instalação dos equipamentos nas primeiras aeronaves da frota.
  • 6 de março de 2013 – as autoridades brasileiras aprovaram a fusão com a TRIP, com algumas restrições relacionadas ao compartilhamento de códigos com a TAM e uso de slots no Santos Dumont. Em 6 de maio de 2014, a marca TRIP deixou de existir.
  • dezembro de 2014 – início dos primeiros voos internacionais regulares, para Fort Lauderdale em 2 de dezembro e Orlando em 15 de dezembro, ambos nos Estados Unidos.
  • 26 de junho de 2015 – United Airlines anuncia compra de 5% do capital da Azul e as duas empresas assinam um amplo acordo de codeshare. Depois disso, em 2018, a United compra mais 20% de participação na empresa que outrora estiver nas mãos do grupo Hainan (China).
  • maio de 2016 – iniciados os voos para a Europa, conectando Campinas a Lisboa.
  • 20 de outubro de 2016 – chega ao Brasil o primeiro Airbus A320 neo da Azul. No fechamento desta matéria eram 36 na frota.
  • 10 de abril de 2017 – após uma longa preparação, a Azul abre seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo.
  • 10 de abril de 2018 – Azul anuncia um acordo para incorporação de aeronaves cargueira, iniciando com dois Boeing 737F que chegariam à frota mais tarde naquele ano.
  • 15 de dezembro de 2018 – Aniversário de 10 anos com um avião de cada modelo da frota reunidos em Campinas, e muita festa.
Frota da Azul reunida na festa da 10 Anos em Viracopos
  • 11 de maio de 2019 – entrega do primeiro Airbus A330neo das Américas. Serão 5 aeronaves do modelo na frota até 2020.
  • 29 de agosto de 2019 – entrada da Azul na Ponte Aérea São Paulo-Rio de Janeiro, voando de Congonhas para o Santos Dumont.
  • 12 de setembro de 2019 – entrega do primeiro Embraer E195-E2 do mundo, Azul como cliente lançadora do modelo. A empresa tem 56 encomendados.
  • 11 de novembro de 2019 – chegada do primeiro Airbus A321neo marca a estreia do terceiro modelo de avião no Brasil em menos de um ano.
  • 14 de dezembro de 2019 – início dos testes de conexão wi-fi nas aeronaves.
Primeiro E195-E2 da Azul

  • Hoje: a Azul serve 112 destinos na Argentina, Brasil, Guiana Francesa, Portugal, Estados Unidos e Uruguai, além de outros locais adicionais por meio de serviços de ônibus executivos dedicados aos aeroportos mais próximos.

No ano passado, durante o evento em comemoração dos 10 anos da Azul, o presidente John Rodgerson disse que a empresa dobrará de tamanho até 2023. Esperamos que isso reflita em muitos benefícios à aviação brasileira, seus usuários e profissionais, e que essa lista acima também dobre de tamanho.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile