Azul Conecta se prepara para receber dois aviões novinhos de fábrica

Imagem: Azul Linhas Aéreas

A empresa aérea regional Azul Conecta, subsidiária da Azul Linhas Aéreas, se prepara para incorporar duas novas aeronaves à sua frota, ambas vindas diretamente da fábrica da Textron em Independence, no Kansas. As aeronaves serão registradas PS-CNT (msn 208B-5647) e PS-CNA (208B-5648).

A frota atual da regional tem 17 aeronaves Cessna C208 ativas, dos modelos de passageiros e carga, que voam em várias regiões do Brasil, provendo conectividade e alimentando rotas principais da Azul Linhas Aéreas. Para citar exemplos, recentemente, a Azul ampliou sua malha no sul do país e também anunciou uma série de novos voos na Amazônia, muitos dos quais serão operados com os C208 da Conecta.

O monomotor Cessna 208 Caravan é um sucesso absoluto no mundo. Depois ter voar pela primeira vez em dezembro de 1982, a aeronave segue sendo produzida até hoje, em versões modernizadas. É uma aeronave utilitária de alta confiabilidade, com asa alta, operação flexível e que acomoda, geralmente, nove passageiros. Seu motor é o Pratt & Whitney Canada PT6A.

As novas aeronaves, que são do modelo Caravan EX equipados com aviônica Garmin G1000, devem chegar no Brasil entre os meses de setembro e outubro. Fontes nos informaram que pousam primeiro em Belém, onde passarão por trâmites aduaneiros, antes de seguirem para a base da empresa em Jundiaí, no interior de São Paulo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Sem competição, eficiência e justiça tributária, voar será mais caro e...

0
A pandemia trouxe de volta dois temas que atormentaram a vida dos brasileiros por décadas: a inflação e a concentração de mercado.