Azul Conecta ou TwoFlex? Chamada de rádio cria confusão em voo

Uma confusão ocorre num voo da recém-criada Azul Conecta, subsidiária da Azul Linhas Aéreas, após a compra da TwoFlex Táxi Aéreo.

A empresa, que está sendo classificada pela Azul como uma sub-regional, opera voos com aeronaves turboélice Cessna C208 Caravan para até nove passageiros, os quais estão sendo pintados gradualmente nas cores da nova empresa e os pilotos já estão trajando o belo uniforme padrão da Azul. Tudo isso é um processo natural, e parte do processo de inclusão dos profissionais na nova cultura.

No entanto, todo esse esforço para que a equipe se sinta em casa resultou em uma situação curiosa. Desde que houve a consolidação das operações, os voos da TwoFlex passaram a operar utilizando o indicativo de chamada (callsign) Azul Conecta + número do respectivo voo, seguindo instruções da companhia.

No entanto, como mostra o áudio abaixo (espere carregar), captado durante uma conversa dos pilotos do voo Azul Conecta 5620 com controladores de Fortaleza, a informação não teria chegado “redonda” aos controladores de voo. Em certo momento, o controlador diz “você estava chamando Azul e eu procurando Azul, Azul…”. Ouça.

O controlador estranha o fato da aeronave chamar como “Azul Conecta 5620” e não “Two Flex 5620“. Ele argumenta que nenhuma instrução de mudança de callsign foi repassada para o órgão de controle, e solicita que a piloto mantenha o callsign TwoFlex.

A piloto, por sua vez, explica a situação, que é compreendida pelo controlador, enquanto ele é alertado de que outros pilotos podem chamá-lo na frequência utilizando o callsign “Azul Conecta“.

Em setembro, a ANAC emitiu a portaria 2.371/SPO, que foi divulgada no Diário Oficial da União, em que altera o nome comercial da empresa de TWO FLEX para AZUL CONECTA, no entanto, a troca do código de chamada no rádio (“callsign”) pareceu não estar clara para o controlador de tráfego (a comunicação acontece via DECEA, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, um órgão vinculado à FAB, após solicitação da empresa).

De qualquer maneira, a ANAC e o DECEA orientam que toda e qualquer confusão de callsign seja reportada através de um relatório.

Apesar da compra da empresa, por enquanto as aeronaves e os funcionários ainda estão registrados sob o CNPJ da TwoFlex, assim como os registros de voos no sistema da ANAC.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias