Azul contrata escritório usado pela Avianca Brasil na Recuperação Judicial

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

A Azul Linhas Aéreas anunciou a contratação da consultoria jurídica Galeazzi e Associados, a mesma que tocou o início do processo de Recuperação Judicial da Avianca Brasil. Felizmente, o objetivo da Azul é bem diferente da sua predecessora.

Azul Avianca Brasil

O escritório é famoso por ter ajudado na reestruturação de grandes empresas do setor de serviços como as Lojas Americanas e o Grupo Pão de Açúcar. Além disso, seu fundador foi presidente da Brazil Foods (Sadia e Perdigão). Porém, seu histórico na aviação não traz boas lembranças: a Avianca Brasil contratou o serviço da mesma empresa logo no início da sua crise no início de 2019, porém não sobreviveu.

Mas as circunstâncias eram diferentes. A ingerência na companhia aérea era tanta que, menos de dois meses depois, o escritório desfez o contrato por falta de ação da aérea para com relação aos planos de ação acordados. Sem uma luz no fim do túnel e nem um milagre, a companhia fecharia as portas meses depois.

O escritório tem um estilo em que foca no corte de custos em todas as áreas, mas de uma maneira estruturada, e pode trazer grande benefício para a Azul. As características do acordo não foram divulgadas, mas é possível que uma parte da remuneração dos consultores seja por “success fee”.

Na Azul, a perspectiva é boa. Em entrevista ao canal Eleven Financial, John Rodgerson, presidente da empresa, comentou que a Galeazzi já trabalha com a Azul há algum tempo, dando assessoria ao braço cargueiro da empresa.

A Azul Cargo tem sido um alívio neste momento de crise, já que a sua receita saltou 36% e, com a integração dos Caravans da TwoFlex, a tendência é continuar subindo. A divisão de logística e cargas da Azul também se destaca no e-commerce, ultrapassando os Correios como opção preferencial de entregas da maior empresa do setor, o Mercado Livre.

O plano para a linha aérea com a Galeazzi é que a última trabalhe para renegociar dívidas e contratos, desafogando o caixa da empresa. Além disso, com o apoio do escritório renomado, a empresa demonstrará grande seriedade (e serenidade) para seus credores e acionistas, um sentimento importante em momentos turbulentos.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias