Azul define rotas do novo Embraer E195-E2 e inicia venda de passagens

A Azul Linhas Aéreas está mais do que pronta para colocar o E195-E2 de vez em operação, já tendo definido rotas e iniciado a venda de passagens pata os voos no novo jato da Embraer.

Embraer E195-E2 Azul
Primeiro Embraer E195-E2 da Azul

Como esperado, as rotas iniciais do modelo serão focadas nos principais hubs da companhia que são Viracopos e Confins, além de cidades-chave como Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. Além destas, as cidades de Maceió e Petrolina receberão o novo jato, porém apenas com voos diretos para Salvador da Bahia.

Com a expectativa de receber um jato a cada duas semanas, a Azul deve fechar o ano com cinco jatos E2, que serão responsáveis por cobrir esta malha, que tem 354 diferentes voos. Todas as operações já foram solicitados junto à ANAC. Vale lembrar que nem todos estes voos são diários e a malha poderá sofrer reajustes. Já o debut comercial do jato está confirmado para a rota Campinas – Brasília, já na próxima semana.

Datas e malha

Até o dia 3 de novembro serão operados apenas os voos conectando Brasília, Belo Horizonte e Campinas. No dia 8, iniciam os voos para Curitiba e Porto Alegre. No dia 20 de dezembro é a vez de Salvador e Maceió receberem o jato pela primeira vez. Por último, será a vez de Petrolina, no voo direto para Salvador, a partir do dia 3 de fevereiro de 2020.

O voo mais curto será Viracopos – Curitiba com 1h05 de duração, e o mais longo Belo Horizonte – Porto Alegre com 2h30 de duração. Também constam diversos voos extras como fretamentos de final de ano e feriados para as cidades envolvidas.

Vendas já disponíveis

A empresa também já inseriu a nova aeronave no seu canal de vendas online. O jato consta como Embraer 195-2 e mantém a etiqueta B do seu antecessor E195-E1, esta etiqueta é padronizada pela ANAC e mede distância entre assentos no avião. Entretanto, cabe destacar que a aeronave ainda não está com o sistema de TV operativo, constando apenas como amenidades o tradicional serviço de bordo com snacks e tomadas para equipamentos eletrônicos.

O jato está configurado para 136 assentos na clássica disposição 2-2 (dois assentos, corredor e mais dois assentos na mesma fileira). As cinco primeiras fileiras e a fileira 15 (saída de emergência) são assentos do tipo Espaço Azul, que reclinam mais e tem maior espaço para as pernas.

Colaborou Edilson Carlos

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos