Azul entre as 10 aéreas que mais crescem no mundo, veja a lista

A Azul Linhas Aéreas está entre as 10 companhias aéreas que crescem de maneira mais rápida no mundo, segundo dados da Flight Global. A empresa referência em notícias e em análises através da Flight Ascend Consultancy demonstrou que a brasileira é a 5ª no mundo que mais aumentou sua oferta de assentos.




Em uma apresentação feita na semana passada, Richard Evans, consultor sênior da Flight Ascend, indicou que a Azul cresceu bastante devido à retomada da economia brasileira, que fez aumentar em quase 20% a oferta de assentos entre junho do ano passado e junho deste ano (dados de meses futuros baseados nos assentos já à venda pelas aéreas).

Mas as low-costs em geral têm liderado o ranking, sendo as cinco primeiras aéreas de baixo custo e relativamente com poucos anos de vida. Em primeiro lugar está a flydubai, aérea de baixo custo que é “irmã” da Emirate. Em seguida está a  britânica Jet2, em terceiro a Wizz Air, em quarto a americana Spirit e em quinto a brasileira Azul.

flydubai lidera ranking

O levantamento da Flight Ascend considerou 100 linhas aéreas que operam voos regulares domésticos e internacionais. Na apresentação, foram rankeadas as 10 que mais aumentaram a oferta de assentos entre junho de 2017 e 2018, e também as que mais diminuíram. Veja a lista abaixo:

– TOP 10 de aéreas que mais cresceram em capacidade

  1. flydubai +29%
  2. Jet2 +27%
  3. Wizz Air +26%
  4. Spirit Airlines +24%
  5. Azul Linhas Aéreas +23%
  6. Ethiopian Airlines +22%
  7. Norwegian Airlines +21%
  8. Lion Air +21%
  9. Air Transat +20%
  10. Condor +18%





– 10 aéreas que mais reduziram ou tiveram menor aumento de capacidade

  1. South African Airways -18%
  2. Malaysian Airlines -3%
  3. Vietnam Airlines -3%
  4. Aerolíneas Argentinas -3%
  5. El Al -2% 
  6. Korean Air -2%
  7. Oman Air -2%
  8. Etihad Airways -1,5%
  9. JetStar -1%
  10. EVA Air +0,5%

Grandes aéreas chamam atenção na lista das 10 “piores” em crescimento, dentre elas a Etihad Airways e a South African Airways. Na lista das melhores, as low-costs se destacam, pois são 8 entre as 10 que mais cresceram no período.

Entenda como é calculado o ranking

O ranking da Flight Ascend usa uma fórmula que é normalmente conhecida apenas por especialistas em aviação, mais especificamente aqueles que trabalham e estudam com economia da aviação. A fórmula se chama ASK, do inglês Avaliable Seat Kilometer – Assento Disponível por Quilômetro.

Apesar do nome complicado, a fórmula é de simples entendimento e muito fácil de aplicar. Ela basicamente pega cada voo da companhia, verifica a aeronave utilizada nele, e multiplica a capacidade de assentos disponíveis para compra naquele voo pela distância da rota. Para clarificar, vamos a um exemplo da Azul na rota Campinas – Lisboa operada com o Airbus A330-200 diariamente.

Interior do A330 da Azul com visão da classe Business Xtra.

O A330-200 da Azul está configurado com 271 assentos, sendo 151 na Economy, 100 na Economy Xtra e 20 na Business Xtra. A rota em linha reta entre Lisboa e Campinas é de 7.905km. Logo 271 assentos x 7.905 quilômetros2.142.255 de pontos ASK. 

Considerando que esta rota é feita 7x por semana, ida e volta, nos 365 dias do período do levantamento, resulta em 10.946.923.050 pontos ASK! Soma-se isso a todas os voos da Azul do período e se tem a pontuação final da empresa. O principal motivo da Azul ter tido esse aumento não foi apenas pelo reaquecimento da economia, mas também pela chegada dos Airbus A320neo, que entraram em rotas então operadas pelo menor Embraer E195 que, por sua vez, entrou em rotas operadas pelo ATR 72 de menos assentos ainda.

Soma-se a isso o retorno de alguns A330 que estavam na TAP, abrindo novas rotas para o exterior como Recife – Fort Lauderdale, e a retomada da rota Belo Horizonte – Orlando. A quantidade de aviões na empresa não aumentou tanto por que diversos ATRs saíram, como alguns Embraers também, otimizando a frota.

Com dados da Flight Ascend Consultancy.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos