Azul irá voltar ao Acre com o novo Embraer E195-E2

Após a saída em 2016, a Azul Linhas Aéreas oficializou o interesse em retomar os voos para o Acre, na região Norte do País, agora com os novos Embraer E195-E2.

Primeiro Embraer E195-E2 da Azul
Primeiro Embraer E195-E2 da Azul

A informação foi dada em primeira mão por John Rodgerson, Presidente e CEO da Azul, em coletiva ontem durante a cerimônia de entrega do novo jato.

De início o fundador da aérea, David Neeleman, fez mistério para os jornalistas quando questionado sobre as novas rotas com o E195-E2. Se limitou a dizer que “é uma rota longa em uma cidade para as outras concorrentes voam mas nós não”.

Logo depois John acabou abrindo o jogo: “Dentre essas rotas long and thin (longas mas com demanda pequena) está Rio Branco, já operamos lá mas não justifica a demanda de um Airbus A320neo e os custos do E195-E1 tornam ela inviável”.

Até 2016 a Azul operava a rota Porto Velho – Rio Branco, quando suspendeu por falta de demanda. As idas e vindas das aéreas no Acre é “comum”: a LATAM e a GOL já suspenderam rotas para lá por diversas vezes.

Ainda ontem o governador do Acre, Gladson Cameli, divulgou em seu Facebook que já está confirmado a volta da companhia para o estado com o voo para Porto Velho nos novos Embraer.

Porém o voo Porto Velho – Rio Branco é curto, em torno de 1 hora. Seguindo a fala de John um voo para Manaus, Belém ou até Brasília pode ser o que a Azul esteja planejando além de Porto Velho.

Outra cidade cogitada para receber voos no Acre é Cruzeiro do Sul, que hoje conta com apenas um voo diário da GOL para a capital Rio Branco.

Configurado para 136 assentos, o E2 tem quatro filas e meia de assentos a mais do que a geração anterior, resultando em uma capacidade de 18 passageiros a mais com um consumo até 30% inferior.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos