Azul terá o primeiro avião comercial do Brasil com prefixo PS- e ele é cor-de-rosa

Com a regra de não reutilização de matrículas brasileiras, a ANAC decidiu abrir uma nova série de prefixos, a PS, que a Azul irá inaugurar comercialmente com o E195-E2 rosa

Azul E195-E2 Rosa
E2 rosa da Azul flagrado em São José dos Campos com a matrícula PS-AEA – Reprodução do Instagram

Para fazer uma comparação simples, os prefixos são como que a placa de uma aeronave, é o meio com que qualquer avião ou helicoptéro é identificado. Assim como nas placas dos carro, os prefixos também podem ser mudados com o passar do tempo, em função da mudança de operador, atualizações na legislação, etc. No mundo automobilístico, o que não muda é o número do chassi, que na aviação seria o número de série.

Vale lembrar que o Brasil tem o direito de uso das sequências PT, PR, PU e PP. Por exemplo, como é o caso de um E-Jet da Azul, matriculado PR-AZL. As séries são as matrículas com a última letra substituída pelo x de incógnita, nesse mesmo exemplo, a série é PR-AZx.

Atualmente, os aviões da Azul utilizam as seguintes séries de prefixos: PR-AZx, PR-AUx, PR-AXx, PR-AYx, PR-YSx, PR-YRx, PR-YYx, PR-YJx, PR-AYx, PR-AIx, PR-AKx, PR-AQx, PR-ATx, PR-ANx, além dos isolados PR-AJE e PR-PJN, que são os únicos nas respectivas séries reservados pela empresa aérea junto ao órgão regulador.

O primeiro avião comercial registrado como PS-

Recentemente, foi flagrado pelos pilotos do Aeroclube de Resende e publicado no Instagram, o Embraer E195-E2 cor-de-rosa da Azul, já com a matrícula PS-AEA, sendo a primeira aeronave da aviação comercial brasileira a utilizar essa sequência.

Segundo dados do Aeromuseu, a Azul reservou toda esta série PS-AEx, do A ao Z, assim também como as séries PS-ACx, PS-ADx, PS-AFx.

Já a LATAM Brasil reservou as séries PS-LAx, PS-LBx, PS-LCx. A GOL, por sua vez, pegou as séries PS-MAx, PS-MBx, PS-MCx, PS-MDx, PS-MEx e PS-MFx.

Vale lembrar que reserva não significa que a aérea efetivamente irá utilizar a matrícula. A reserva pode ser cancelada a qualquer momento ou alterada.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Após morte do cão Joca em voo da Gol, Ministério dos...

0
Devido a um erro no serviço de transporte de animais da GOL Linhas Aéreas, o animal foi enviado para Fortaleza, ao invés de Sinop.