Azul realiza primeiro voo comercial com o Airbus A330neo

Campinas e Recife, dois dos principais aeroportos da Azul no país, tiveram a honra de acolher o primeiro voo comercial do novo A330-900neo da companhia.

A aeronave, que chegou no Brasil no meio do mês de maio, neste sábado (1) decolou por volta das 13h45, pousando em Recife às 17h00.

Esse é o primeiro A330-900neo entregue pela Airbus a uma companhia aérea das Américas. Antes, apenas a TAP Air Portugal havia recebido e voado comercialmente com o avião da nova geração.

O A330-900neo conta com 298 assentos, 27 a mais do que os atuais A330 da Azul na configuração high density, e tem 34 lugares na classe Azul Business, 108 na Economy Extra e 156 na Economy.

O avião é o mais eficiente da categoria, já que foi projetado para consumir ate 14% menos combustível por assento do que o atual modelo.

A aeronave de matricula PR-ANZ e nome de batismo O Mundo É Azul será responsável por cumprir os voos internacionais da empresa para Europa e Estados Unidos.

A previsão é que o primeiro voo internacional com o A330-900neo seja realizado no próximo dia 7 de junho de Campinas para Orlando. Até o fim do mês, as rotas para Lisboa também terão operação com a nova aeronave.

Após o pouso na capital de Pernambuco, a Azul inaugurou o novo Crew Desk em Recife que é o principal centro de conexões da Azul no Nordeste.

O Crew Desk como é chamado esse tipo de local para uso dos tripulantes baseados na cidade deve gerar cerca de 300 novos empregos diretos dentro dos próximos 12 meses, sendo 110 pilotos e 190 comissários.

A nova base vai trazer ao Recife cerca de 60 voos diários para 29 destinos. O diretor de Serviços ao Cliente da Azul Roberto Hobeika, e autoridades do governo de pernambucano participaram da inauguração.

Todos os detalhes do voo puderam ser acompanhados no nosso Instagram, você ainda pode rever os nossos stories clicando no highlights!

Luis Neves

É agente de turismo e acompanha a evolução da aviação brasileira desde o final da década de 80. Fotografa tudo o que voa e tem uma das maiores coleções de fotos de aviação do Brasil.