Azul recebe hoje, em Novembro, Embraer E195-E2 do Outubro Rosa

A Azul Linhas Aéreas acaba de receber o seu segundo Embraer E195-E2, com pintura totalmente cor-de-rosa em apoio ao Outubro Rosa, depois do final do mês de outubro.

Avião Embraer E195-E2 Azul Rosa
O E2 Rosa, quando flagrado na fábrica – Imagem: aerocluberesende

A aeronave é mais uma que a Azul decidiu pintar em apoio ao Outubro Rosa, campanha que ocupou o mês passado para conscientizar sobre o cuidado para ter uma detecção antecipada do câncer de mama.

Porém, a Embraer acabou atrasando a entrega da aeronave, que só está fazendo seu voo de entrega hoje na rota São José dos Campos – Porto Alegre – Montevidéu – Belo Horizonte.

Flight Radar 24 Azul PS-AEA Rosa
Embraer E195-E2 Rosa da Azul em voo para Montevidéu – Imagem: FlightRadar24

O jato deverá começar a voar comercialmente apenas na segunda quinzena deste mês. Além deste E2, a Azul conta com mais três aeronaves na cor rosa: um ATR 72-600, um E195-E1 e um Airbus A320neo. Haverá ainda um futuro A330neo também todo rosa.

Primeira matrícula PS do Brasil

O Embraer 195-E2 de cor rosa da Azul será a primeira aeronave entre as companhias aéreas brasileiras a utilizar a nova série de matrículas iniciadas com as letra PS.

Anteriormente, apenas as combinações PP, PR, PT e PU estavam disponíveis, mas a ANAC liberou recentemente a nova combinação para que mais aeronaves possam ser registradas no Brasil sem que as sequências de letras se esgotem.

Segundo dados do Aeromuseu, a Azul reservou toda esta série PS-AEx, com x indo do A ao Z, assim também como as séries PS-ACx, PS-ADx, PS-AFx.

Já a LATAM Brasil reservou as séries PS-LAx, PS-LBx, PS-LCx.

A GOL, por sua vez, pegou as séries PS-MAx, PS-MBx, PS-MCx, PS-MDx, PS-MEx e PS-MFx.

Vale lembrar que reserva não significa que a aérea efetivamente irá utilizar a matrícula. A reserva pode ser cancelada a qualquer momento ou alterada.