Início Empresas Aéreas

Azul recebe na próxima semana seus primeiros novos turboélices da Cessna

A Azul Linhas Aéreas segue seu plano de renovação de frota na subsidiária regional Azul Conecta, com novos aviões Cessna Grand Caravan EX.

Divulgação – Azul

Como adiantamos aqui com exclusividade, os dois primeiros aviões, de matrículas PS-CNT e PS-CNA, este último na pintura rosa em alusão à Campanha Outubro Rosa para a prevenção do Câncer de Mama, já estão prontos na fábrica da Cessna, na lendária cidade de Wichita, no Kansas, berço da aviação americana.

Recentemente, o Vice-Presidente Técnico Operacional da companhia aérea, Antônio Flávio Costa, confirmou a chegada das aeronaves. Segundo o executivo, os dois primeiros turboélices Cessna C208 Grand Caravan EX pousam no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em Confins no próximo dia 6 de outubro.

Divulgação – Azul

No aeroporto mineiro, que é o segundo mais importante da rede da Azul, eles serão nacionalizados e passarão pelos trâmites burocráticos da Receita Federal, para então serem liberados para os voos comerciais.

A versão C208 EX é a evolução do consagrado Caravan, o monomotor turboélice de maior sucesso no mundo, com mais de 3 mil aeronaves entregues, sendo o único da categoria homologado a levar o presidente dos EUA e, portanto, se tornar um Air Force One.

Esta nova versão conta com ar-condicionado de série, aviônica digital com grandes telas do modelo Garmin G1000 NXi, trazendo mais tecnologia, segurança e conforto para os pilotos. Além disso o modelo é quadripá, ao invés das trés pás do modelo antigo, obtendo ganhos de performance e redução de ruído.

Divulgação – Garmin

“Desde agosto de 2020, quando a Azul Conecta começou a operar, já transportamos mais de 40 mil clientes, abrimos doze novos destinos e completamos mais de 15 mil horas de voo. São números incríveis e queremos muito mais, e o anúncio da compra de novos aviões é uma demonstração disso”, afirmou o executivo.

As outras três aeronaves do pedido firme da empresa chegarão até março de 2022, sendo que mais outras cinco podem ser convertidas de opções para pedidos firmes, como parte do acordo com a Textron Aviation, Cessna e TAM Aviação Executiva: