Azul reserva sequência de matrículas de aviões: será que são para frota regional?

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Cessnas C208B Grand Carvan da Azul Conecta

Dados do sistema de registro de aeronaves do Brasil, o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), revelam que a companhia aérea Azul Linhas Aéreas reservou uma nova sequência de matrículas de aeronaves.

O procedimento chamado de “Reserva de Marcas” serve para que qualquer pessoa ou empresa reserve uma matrícula que ainda não esteja em uso, de forma a evitar que outra pessoa ou empresa passe a utilizar a matrícula de seu interesse. Mesmo que o requerente não a utilize efetivamente, ele poderá mantê-la reservada por quanto tempo quiser.

Para garantir a reserva de uma matrícula, o interessado deve apenas fazer um requerimento acompanhado do pagamento de uma taxa, que terá validade por 1 ano, necessitando de novo pagamento da taxa a cada ano caso o solicitante deseje continuar mantendo a matrícula reservada.

Segundo a atualização mais recente do RAB, a Azul passou a reservar para si toda a sequência de matrículas dadas por PS-CN_, em que a última letra varia do A até o Z, com exceção do N. Estranhamente, a matrícula PS-CNN não é utilizada por, e nem reservada para, nenhuma aeronave, portanto, a Azul poderia tê-la reservado junto a toda a sequência do alfabeto (fica o questionamento: seria essa uma intenção de evitar um prefixo que pareça se relacionar com a rede televisiva de notícias?).

O tipo de composição de matrículas da reserva levanta uma possibilidade interessante. Dado que a frota de aviões adquiridos pela Azul é toda iniciada com a letra A (por exemplo, PR-AZA, PR-ATZ, PR-AIU, PS-AEF) para os modelos Embraer, ATR, Boeing 737 e Airbus A330, e com a letra Y (por exemplo, PR-YYA, PR-YSF) para os Airbus A320, seriam essas matrículas iniciando com C destinadas a outro modelo de aeronave?

Considerando-se que a divisão regional da Azul se chama Conecta e opera com aviões Cessna C208B Grand Caravan incorporados da TwoFlex, será que essas matrículas PS-CN_ representam uma intenção de, em breve ou futuramente, ampliar a frota com aquisição de aviões para as operações regionais? Façam suas apostas!

A título de curiosidade, na nova sequência de matrículas de prefixo “PS”, a Azul também possui reservadas as letras de A a Z para as sequências PS-AE_, PS-AF_ e PS-AZ_.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias