Azul se opõe a operar em aeroporto em obras e Vale do Aço perderá conectividade

O Vale do Aço poderá perder, por alguns meses, uma parte da já pequena conectividade que lhe resta em meio à epidemia. Isso por que o Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado no município de Santana do Paraíso, próximo a Ipatinga, terá que passar por obras em sua pista de pouso e pátio.

Segundo o portal regional Plox, na terça-feira (16), a Azul Linhas Aéreas, única companhia aérea que opera no Vale do Aço, informou ao Estado de Minas Gerais que não tem interesse em operar paralelamente à realização das obras, por questão de segurança. A empresa, no entanto, reafirmou que voltará às operações ao seu término.

Atualmente, o aeroporto não está recebendo voos por conta da parada parcial das operações da Azul, mas a expectativa era de uma retomada em agosto, com a volta de quatro voos diários para Confins/BH. Mas isso pode não ocorrer, caso os voos sejam postergados até o fim das obras.

Outra mudança é que a partir de 1 de julho, o aeroporto passará a ser administrado pela INFRAERO.

As obras

Em maio, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) publicou um edital para que as empresas interessadas pudessem enviar propostas para a realização de obras pesadas no aeroporto, sob um orçamento de R$ 12.347.964,20.

Segundo o edital, a empresa contratada deverá trabalhar na restauração do pavimento da pista de pousos e decolagens, da taxiway e do pátio principal, incluindo toda a sinalização dessas áreas. A expectativa é que as obras durem cerca de cinco a seis meses e sejam entregues até dezembro de 2020.

A abertura dos envelopes com as propostas acontece nesta sexta-feira (19), quando se saberá quem foi o vencedor do certame. O resultado será publicado no endereço: www.deer.mg.gov.br.

Vale do Aço

Segundo artigo da Wikipedia, o Vale do Aço é uma região metropolitana brasileira no interior do estado de Minas Gerais reconhecida pela lei complementar nº 51, de 30 de dezembro de 1998, sendo efetivada como região metropolitana em 12 de janeiro de 2006. Localizada no Vale do Rio Doce, é composta pelas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo e pelo colar metropolitano, que é constituído por outros 24 municípios.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias