AZUL tira lessor da jogada e encomenda 18 A320 direto da Airbus

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A320neo Azul

Na semana passada a fabricante europeia Airbus anunciou seus resultados para o mês de agosto e o acumulado do ano. Junto a isso, a empresa também comentou algumas movimentações recentes em sua carteira de pedidos, uma delas envolvendo a Azul Linhas Aéreas.

Segundo o relatório da Airbus, comentado pelo portal de investimentos Seeking Alpha, uma encomenda de 18 jatos da família Airbus A320neo, anteriormente em nome da BOC Aviation, mas cancelada no começo de setembro, passou a pertencer à AZUL Finance, entidade de leasing da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

A encomenda havia sido posta pela BOC originalmente em dezembro de 2019, sem que houvesse um cliente divulgado. Em meio à pandemia, a BOC então anunciou que retiraria o pedido porque seu cliente havia decidido fechar o negócio diretamente com a Airbus, sem que ela estivesse como intermediária no negócio.

Com a revelação, sabe-se agora que a Azul alterou a estrutura da negociação de 13 A320neo e 5 A321neo, passando a ela própria ter um acordo com a Airbus e assumindo esses slots de entregas das aeronaves, previstos para os próximos anos.

Esse movimento soa natural num momento em que a demanda por aeronaves cai drasticamente em razão da queda na demanda por viagens e os preços de aviões em baixa, bem como a disponibilidade de aeronaves torna-se mais “imediata”. Dessa forma, a Azul certamente viu oportunidade de ganho de capital e celebrou um novo acordo sem intermediários para receber os 18 aviões entre 2022 e 2023.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Roman
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Retomados os voos internacionais na Colômbia

0
Embora o reinício oficial dos voos internacionais estivesse previsto para hoje, Cartagena foi escolhida como primeiro destino com dois dias de antecedência.