Por que a Azul está voando hoje para a Guatemala?

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um voo incomum chamou a atenção nesta terça-feira, 27 de outubro, no qual um avião da Azul Linhas Aéreas está se deslocando até a Guatemala, na América Central.

Dados do site de rastreamento FlightRadar24 mostram que o jato da companhia partiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), realizou uma escala em Manaus (AM) e partiu rumo a Guatemala City, a capital do país centro-americano.

A aeronave é o Airbus A320neo de matrícula PR-YRU, que partiu de Campinas às 4h47 da madrugada e está em voo na região do Panamá no momento da publicação desta matéria, restando cerca de 1 hora e 35 minutos do voo de cerca de 4 horas e 40 minutos de Manaus até a Guatemala.

Azul Airbus A320neo
Airbus A320neo da Azul, modelo que voa hoje para a Guatemala

FlightRadar24 Voo Azul Guatemala City
O A320neo em rota para a Guatemala – Imagem: FlightRadar24

Diante da curiosa operação, já que nenhum empresa aérea faz voos regulares diretos entre os Brasil e a Guatemala, fizemos uma consulta junto aos dados de voo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e descobrimos a natureza do voo.

Segundo a ANAC, o voo de número AZU-9998 não leva e nem trará ninguém a bordo além da própria tripulação, pois se trata de uma operação de carga utilizando-se a aeronave de transporte de passageiros. Ela é classificada como “REGULAR DE CARGA NACIONAL” no trecho entre Campinas e Manaus, e como “REGULAR DE CARGA INTERNACIONAL” no trecho até a Guatemala.

A classificação como “REGULAR” possivelmente indica um erro de cadastro, uma vez que a operação não é regular e dificilmente este seria o começo de uma ligação regular com o país da América Central. De qualquer forma, trata-se de um voo cargueiro.

Os dados da ANAC apontam que o voo de retorno, de número AZU-9999, partirá de Guatemala City apenas na manhã da quarta-feira, 28 de outubro. A partida é prevista às 09h45 (horário de Brasília), com pouso em Manaus às 15h15. Uma hora depois, o A320neo decola para retornar a Viracopos, com chegada às 20h15.

Entramos em contato com a Azul para saber detalhes sobre a natureza da carga transportada entre os dois países, e a companhia informou que, por questões estratégicas, não pode divulgar informações sobre a operação.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Atriz acusada de desviar dinheiro de vítimas do acidente do 737...

0
Um grande escritório de advocacia de Chicago acusou uma estrela da série de TV "Real Housewives of Beverly Hills" e seu marido em um processo