Início Acidentes e Incidentes Avião da United é autorizado a pousar em pista ocupada, e erro...

Avião da United é autorizado a pousar em pista ocupada, e erro é corrigido por outro piloto

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 787-10 United Airlines
Boeing 787-10 – Imagem: Adam Moreira [CC]

Uma situação de risco de colisão entre dois aviões de passageiros ocorreu na capital da França, Paris, no último dia 20 de julho, após um aparente erro de instruções do controlador de tráfego aéreo do aeroporto Charles de Gaulle.

Na ocasião, um Boeing 787-10 da United Airlines, registrado sob a matrícula N16009, realizando o voo de número UA-57 de Newark (EUA) para Paris, estava na aproximação final da pista 09L do Charles de Gaulle quando a torre autorizou a aeronave a pousar na pista 09R, que fica logo à direita e paralela à 09L.

A tripulação confirmou a autorização para a pista 09R e fez um desvio para a direita até alinhar com a referida pista.

Momentos depois, o piloto de um Airbus A320 da companhia aérea easyjet, registrado sob a matrícula OE-IJF e prestes a decolar no voo de número U2-3955 de Paris para Málaga (Espanha), reconheceu uma situação de risco em desenvolvimento e informou o conflito no rádio.

Avião Airbus A320 easyJet Europe
Imagem: Anna Zvereva [CC]

Ele havia sido liberado para alinhar na cabaceira da pista 09R e aguardar autorização de decolagem, de forma que o Boeing 787 da United fazia a aproximação com a pista ocupada pelo A320.

A tripulação do B787 iniciou uma arremetida quando estava a 367 pés (111 metros) de altura, resolvendo o conflito. O pouso ocorreu com segurança cerca de 20 minutos depois, enquanto o A320 da Easyjet partiu cerca de 5 minutos depois da ocorrência.

FlightAware Voo United 787 Incidente A320 easyJet
Radar mostra a trajetória do 787 após arremeter e pousar – Imagem: FlightAware

O Bureau de Investigação e Análise para Segurança da Aviação Civil da França (BEA) classificou a ocorrência como um incidente grave (liberação de aterrissagem em uma pista ocupada) e abriu uma investigação.

Informações oficiais do BEA

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.