BA inaugura o voo de passageiros mais curto do mundo com um Boeing 777

A British Airways inaugurou o voo regular mais curto do mundo para um Boeing 777. O voo entre Bahrain e Dammam, na Arábia Saudita, dura menos de meia hora, subindo a uma altitude máxima de menos de 2.000 metros.

Recentemente, escrevemos sobre o voo de quatro milhas do Boeing 747 da British Airways de Cardiff para St Athan, mas este não era um voo regular, e sim, uma operação de final de aposentadoria para a aeronave. Também falamos do curtíssimo voo que a Qatar Cargo fez de Maastricht a Liège, no entanto foi uma operação de carga já interrompida.

Mas agora, a British Airways lançou um voo com 48 km de distância, que está programado para ocorrer diariamente, e usando um Boeing 777.

O primeiro voo foi operado no domingo, dia 1 de dezembro pelo Boeing 777-200 de matrícula G-ZZZC. Nele, o percurso entre os dois aeroportos levou apenas 16 minutos e não passou de 5.000 pés (~1.700 metros) de altitude.

Substituição do taxi

Antes de lançar seu voo de Boeing 777 entre Bahrain e Dammam, a British Airways já oferecia uma conexão (paga) entre as duas cidades, mas ela era realizada de carros. Enquanto os passageiros endinheirados contratavam luxuosos carros particulares, os passageiros “comuns” geralmente compartilhavam uma carona. Segundo o Google Maps, a viagem de carro leva cerca de uma hora e meia com o tráfego normal.

Rota do voo inaugural

Mas isso acabou. Os passageiros agora terão uma conexão muito mais rápida, pois poderão permanecer a bordo do 777. Isso significa que eles não precisarão passar pela imigração do Bahrein para depois pegar estrada e passar pela imigração da Arábia Saudita logo depois.

Por mais curta que seja, essa nova conexão melhora drasticamente os tempos de viagem para aqueles que voam entre Dammam e Londres, já que eles não precisam voar com conexões ou ir de carro até o Bahrein.

No entanto, a British Airways decidiu não operar a conexão como um voo de quinta liberdade e, portanto, não está vendendo bilhetes para viagens no trecho de 48 km. Ao invés disso, a parada no Bahrain desembarca os passageiros procedentes de Londres, enquanto que aqueles que vão para Dammam permanecem a bordo. Assim, ninguém embarca no Bahrain para Dammam.

Foto de Adrian Pingstone (Arpingstone) via Wikipedia

Faz sentido

Embora possa parecer loucura, voar com um Boeing 777 do Bahrein para Dammam faz sentido para os negócios da British Airways segundo Panagiotis Theodotou, gerente comercial da empresa para a Arábia Saudita:

“Esse novo link destaca a importância da província oriental do Reino Saudita e a necessidade de conexões tranquilas com o Reino Unido, a Europa e os Estados Unidos. Estamos entusiasmados por ter adicionado Dammam à nossa rede global e agradecemos ao Aeroporto King Fahd pela calorosa recepção no local. ”

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.