Bahrain terá parque temático subaquático com um Boeing 747 submerso

Um Boeing 747-400, adquirido dos Emirados Árabes por US$ 100 mil, e modificado para servir de base para um recife de corais a 20m de profundidade, será a principal atração do maior parque subaquático do mundo, localizado no Bahrain.

Imagem – Dive Bahrain

Um vasto mundo subaquático com mais de 100 mil metros quadrados e um Boeing 747 submerso será aberto no Bahrain em agosto. O projeto Dive Bahrain, que se auto-intitula como o maior parque temático submerso do mundo, está quase pronto e fica localizado em Diyar al Muharraq, uma cidade pitoresca composta de ilhas artificiais

O projeto do Bahrain é fruto de uma parceria entre o Conselho Supremo para o Meio Ambiente, a Bahrain Tourism and Exhibitions Authority (BTEA), e o setor privado. O parque terá, além do 747 de 70 metros de comprimento, construções e esculturas, tudo construído de maneira eco-friendly.

Os responsáveis reforçam que a atração adere estritamente com as normas ambientais e vão promover o crescimento da vida marinha local. O próprio Boeing 747 foi preparado especialmente para que sirva de base para recifes artificiais de corais.

Essa preparação consistiu em lavagem de alta pressão com detergentes biodegradáveis para assegurar que todo óleo, vernizes e materiais danosos ao ambiente houvessem sido retirados antes do afundamento. Além disso, todos os cabos e sistemas (hidráulico, pneumático e combustível) foram removidos, junto com todo tipo de plásticos, borrachas, químicos e outras potenciais substâncias tóxicas.

A iniciativa do Bahrain não é pioneira, mas certamente é a maior. Nos Estados Unidos, um Boeing 727 está submerso no parque Mermet Springs em Illinois, sendo uma atração popular de mergulho. Atrações similares já existem no Canadá e na Turquia.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.