Baleias a bordo! O dia em que duas belugas voaram de 747

Duas baleias fizeram uma grande jornada aérea no último mês de junho ao voarem de Boeing 747 da China até a Islândia, conforme você verá no vídeo ao final.

Cargolux 747 Transporte Baleia Beluga
Baleias beluga sendo descarregadas do 747

As duas belugas fêmeas tornaram-se as primeiras residentes do primeiro santuário de baleias beluga do mundo, depois de completar uma jornada complicada que incluiu voar em um Jumbo de Xangai para a Islândia.

As baleias de 12 anos de idade, chamadas Little Grey e Little White, faziam parte do “entretenimento” no aquário Changfeng Ocean World, na China. Elas agora viverão no santuário em Klettsvik Bay, na ilha de Heimaey, localizada na costa sul da Islândia.

O santuário, o primeiro de seu tipo, foi criado para reabilitar golfinhos e baleias de cativeiro.

Baleias Little Grey Little White
As simpáticas belugas que voaram no 747 – Imagem: SEA LIFE TRUST

A unidade de conservação SEA LIFE TRUST, que esteve na vanguarda do projeto, disse que a baía foi escolhida para “fornecer um ambiente sub-Ártico mais natural e um habitat mais selvagem para essas incríveis baleias chamarem de lar”.

O desafio logístico de transportar duas baleias beluga por ar, terra e mar foi cuidadosamente planejado por uma equipe de especialistas globais. A viagem de 6.000 milhas (9.650 km) levou 30 horas para ser concluída.

Cada beluga foi levantada individualmente em macas especialmente projetadas e colocadas em caixas de transporte construídas para este fim, antes de serem retiradas do aquário por guindaste e carregadas em dois caminhões.

Little Grey e Little White viajaram então em direção ao aeroporto internacional de Pu Dong, em Xangai, onde embarcaram em um avião de carga fretado, um Boeing 747-400ERF da Cargolux, que voou para o aeroporto de Keflavik, na Islândia.

Após o voo, as belugas foram transportadas até uma balsa na Ilha Heiamey, transferidas para as instalações do santuário beluga e colocadas em uma piscina de cuidados especiais para avaliação, antes de serem soltas no santuário de águas abertas.

Veja abaixo o vídeo divulgado pelo santuário.

Informações pelo Geek.com.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.