Banda BTS traz ao Brasil 4 jumbos e 375t de equipamentos

Os equipamentos de som e de iluminação do BTS, maior banda de K-pop atual, desembarcaram pelo TECA (Terminal de Carga) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), entre ontem e a madrugada desta quarta-feira (22/05). Foram 375 toneladas de equipamentos, em 146 paletes aeronáuticos, que chegaram ao país em 4 aeronaves Boeing 747-400.

A banda vem ao Brasil para dois shows neste final de semana (25 e 26) no Allianz Parque, em São Paulo. O grupo é o maior fenômeno do pop coreano e faz sucesso mundialmente. Em maio de 2018, se tornou o primeiro artista de K-pop no topo do ranking de álbuns da Billboard, dominando o topo da parada da revista americana ao lançar o disco “Love Yourself: Tear”.

Os voos vieram do Aeroporto JFK (Aeroporto Internacional John F. Kennedy – Nova York). Foram necessárias 40 carretas para transportar todo o material ao Allianz Parque. A previsão é que, após o término dos shows, as cargas retornem para Viracopos onde serão preparadas para exportação e seguirão em 4 voos nos dias 27 e 28/05, para o Aeroporto DAS (Doncaster Sheffield Airport, na Inglaterra.

Outros eventos

Viracopos cada vez mais se consolida como o aeroporto oficial dos grandes shows e eventos que acontecem no Brasil. O Terminal de Carga do aeroporto recebeu no mês passado, por exemplo, os equipamentos de som e de iluminação de algumas bandas que fizeram shows no Lollapalooza 2019, que aconteceu em São Paulo (SP). Ao todo, foram quatro voos cargueiros.

Na ocasião, desembarcaram por Viracopos os equipamentos de Sam Smith, St. Vincent, Kendrick Lamar, 21 Pilots, Interpol e Years & Years, entre outros.

Viracopos mantém a tendência de ser a principal porta de entrada de equipamentos de grandes shows no Brasil. O Terminal de Carga possui expertise logística para processar grandes volumes de carga de megaeventos internacionais. Já passaram pelo TECA, por exemplo, equipamento de shows das bandas como Aerosmith, Bon Jovi, Guns N’ Roses, U2, Rolling Stones, Maroom 5, Coldplay, Elton John e Justin Bieber, além de festivais como Rock in Rio e SP-TRIP.

“Destacamos uma equipe dedicada, com anos de experiência em processamento de cargas especiais. Com uma área coberta de 50.000m², o material das bandas fica em área controlada e segura, com sistema de vigilância eletrônica e pessoal 24hs por dia, embora o processamento deste tipo de evento é muito ágil, com a maioria das cargas saindo ainda no mesmo dia de sua chegada ao Brasil”, disse o gerente de Operações de Carga de Viracopos, Ricardo Luize.

Segundo o gerente, Viracopos tem se consolidado como o aeroporto para shows no Brasil por aperfeiçoar a cada ano o trabalho neste setor. “Focamos na customização dos processos para cargas especiais, consolidando nossa expertise, com foco na gestão de riscos e alinhados à nossa política de qualidade, lembrando que  Viracopos foi o primeiro Terminal de Cargas (TECA) de aeroporto concedido a possuir o selo da ISSO 9001:2015, sempre coordenando nossas atividades com os órgãos de fiscalização”, completou o gerente.

Michael Jackson

Viracopos já recebeu equipamentos de outros importantes shows e eventos nacionais. Em 1993, por exemplo, o aeroporto recebeu 400 toneladas de equipamentos do show do cantor Michael Jackson [1958-2009]. O TECA também já recebeu equipamentos de edições anteriores dos festivais Lollapalooza e do Rock in Rio, entre outros. Viracopos também é o aeroporto oficial do GP do Brasil de Fórmula 1 há 17 anos. Em 2018, o Terminal de Carga recebeu novamente as aeronaves cargueiras que trouxeram 600 toneladas de equipamentos das equipes que disputaram a corrida de Interlagos

Da Assessoria de Imprensa / Viracopos

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.