Início Aeroportos Banheiro de aeroporto chinês vira atração após cientista achar fósseis de milhões...

Banheiro de aeroporto chinês vira atração após cientista achar fósseis de milhões de anos

Foto: Divulgação

Depois que um professor de educação científica disse à TV estatal chinesa CCTV que o banheiro do Aeroporto Internacional de Longdongbao, em Guiyang, estava repleto de fósseis, o local se tornou a nova atração entre os passageiros que embarcam e chegam na região.

Durante o programa na televisão o professor Shen Shuzhong, da Escola de Ciências da Terra e Engenharia da Universidade de Nanjing, falava sobre os principais eventos de extinção de espécies na história do planeta quando, em certo momento, mostrou fotos que tirou da pia no banheiro do aeroporto.

“Você pode ver os padrões brancos nos materiais de construção da pia. Esses padrões são os fósseis, pertencentes à categoria de braquiópodes, que remonta a centenas de milhões de anos atrás”, disse Shen. “Naquele momento tive vontade de derrubá-los. Essas conchas contêm muitos segredos do passado da Terra, como o que era o ambiente de então e as temperaturas da água do mar”.

De maneira inesperada, o assunto acabou ganhando enorme apelo nas redes sociais chinesas, como o Weibo, levantando uma discussão sobre o tema e incentivando muitos viajantes a conhecerem o banheiro. Há relatos de várias pessoas tirando fotos dos elementos decorativos do toalete.

O aeroporto disse que as peças vieram como parte dos materiais de construção do terminal, inaugurado em 1997, mas não confirmou se eles foram escolhidos propositalmente ou se a presença dos fósseis é fruto de uma escolha casual, haja visto que os elementos são muito elegantes.

O que se sabe, no entanto, é que desde que a presença dos fósseis foi revelada, o preço da pedra subiu de US$ 31 por metro quadrado para US$ 154).