Início Aviação Militar

Base Aérea de Santos vira apoio para operação da Polícia Rodoviária Federal

Helicóptero Bell 407 da Polícia Federal

A Base Aérea de Santos (BAST) foi uma das bases de apoio para a Operação Advenimus, coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em apoio às atividades do Porto de Santos e às ações de repressão contra o crime organizado. A ação conjunta, encerrada na última sexta-feira (26), buscava combater a prática de crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na região portuária.

Contando com a participação de membros do efetivo da PRF, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo, da Receita Federal e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a operação foi executada com a utilização de barcos, aeronaves, drones, cães de faro e viaturas blindadas, constituindo-se em um exemplo prático de interoperabilidade entre os diversos entes do poder público e da capacidade de integração do Comando da Aeronáutica.

A BAST foi escolhida como ponto de apoio às ações, tanto por sua estrutura quanto pela localização estratégica. A Operação contou com a atuação de três helicópteros da PRF e um efetivo flutuante de cerca de 45 agentes por dia ao longo de todo o período. Também foi montado um centro de Comando e Controle das Operações Aéreas e Terrestres.

A infraestrutura da BAST, que normalmente apoia as operações e exercícios do COMAER, foi mobilizada para prestar apoio de alimentação, operação e hangaragem das aeronaves, além da estrutura de Tecnologia da Informação utilizada para a instalação do Centro de Operações.

Segundo o Comandante da BAST, Tenente-Coronel Aviador Dayve Moraes Piva, o pronto apoio às atividades operacionais deste porte fazem parte da Missão atribuída à Base Aérea de Santos.

“Essa atuação ratifica, além da capacidade excepcional de pronta resposta do nosso efetivo, a localização estratégica da nossa Organização Militar, que ajuda a proteger o maior porto da América Latina, responsável por um terço de todo o nosso comércio exterior. Nesse sentido, a BAST e todo o seu efetivo se sentem honrados em manter o legado centenário dos nossos pioneiros, estando sempre pronta e em condições de apoiar qualquer missão que nos for atribuída”, pontuou.

Ao apoiar um evento desta natureza, o Comando da Aeronáutica, que leva em seu DNA a nobre missão de Defender, Controlar e Integrar nosso território, contribui e reforça seu importante papel em nossa sociedade.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Sair da versão mobile