Belavia Airlines celebra 25 anos com pintura especial em novíssimo jato Embraer

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A bielorrussa Belavia Airlines completa 25 anos no próximo mês e, para celebrar, decidiu pintar o seu mais novo jato Embraer.

A empresa tem suas origens em 1933, mas só surgiu oficialmente em 1996, anos após o fim da União Soviética e o fim da filial local da Aeroflot, a companhia aérea soviética (que hoje é russa). Até 2003, a empresa operava uma frota majoritariamente soviética, com aviões Antonov, Tupolev e Yakovlev. A partir deste ano, ela trabalhou numa “ocidentalização” da frota ao fazer o leasing (aluguel) de jatos Boeing 737 usados.

Hoje, ela opera apenas jatos ocidentais, sendo que, além do americano Boeing 737 (incluindo encomendas para o MAX), ela também possui os brasileiros Embraer, que começaram a chegar na empresa em 2012 com encomendas de aeronaves novas do modelo E175. Em 2018, recebeu os maiores E195-E1 e em dezembro do final do ano passado recebeu o primeiro E195-E2, de nova geração.

Agora, o segundo jato E2 da empresa (e penúltimo de sua encomenda original) fez o seu primeiro voo de testes hoje em São José dos Campos, onde pôde ser visto com uma pintura um pouco diferente e comemorativa.

De futura matrícula EW-563PO, o avião não tem mais apenas a flor “botão de solteiro” (também chamada de marianinha ou centáurea), que é a flor nacional do Belarus. Além dela, e bem no seu centro, foi incluído o número “25” e outras flores menores, que se estendem pela parte traseira da fuselagem.

Uma frase “We Connect!“, que significa “Conectamos” em inglês, complementa a decoração. O jato deverá ser entregue nas próximas semanas para a empresa.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias