BH Airport e FAB realizam Spotter Weekend em Confins

No segundo dia os spotters ficaram de frente às aeronaves no pátio do BH Airport

Neste último final de semana do dia 16 e 17, foi realizado no Aeroporto Internacional Tancredo Neves o Spotter Weekend, um final de semana dedicado a fotografia aeronáutica no maior aeroporto das Minas Gerais. O evento foi realizado em uma parceria entre a Força Aérea Brasileira, a BH Airport, e o site CNF Ao Vivo (hoje Ponte Aérea).




O Spotter Weekend foi realizado em memória de Lucas Coacci, spotter natural de Belo Horizonte, médico-cirurgião da FAB e do BH Airport, local que frequentou por muitos anos. Coacci era grande amigo do AeroIN e esteve presente em todas as edições de nossos eventos, infelizmente perdemos o nosso amigo neste ano. Um de seus sonhos era ver o BH Airport decolar e abrir as portas para os spotters, o que aconteceu neste evento.

Spotters fotografam o 767 da LATAM Cargo na via de acesso próximo ao DTCEA

No sábado, 16, o evento foi realizado de 8h às 16h nas dependências do Departamento de Tráfego e Controle do Espaço Aéreo de Confins, o DTCEA-CF. Os participantes puderam visitar e conhecer a torre de controle do aeroporto, além de fotografar o movimento das aeronaves de uma vista priveligiada. No primeiro dia o destaque ficou pelos Boeings 767 da American Airlines e da LATAM Cargo, ambos cumprindo voos oriundos de Miami.

Já no segundo dia, a BH Airport abriu as portas para os spotters, com uma bela recepção na Sala Minas Gerais, com direito a café da manhã completo com pão de queijo. De lá os spotters foram levados de ônibus para o pátio, com uma parada no pátio para fotografar o récem-entregue Airbus A320neo da Azul, de matrícula PR-YRL.

Spotters que se conheceram no Spotter Day anterior, hoje são namorados

Mas o destaque no pátio foi o Airbus A350-900 da LATAM, de matrícula PR-XTD, que retornou do Catar após seis meses em sub-leasing para a Qatar Airways. Após a fotografar as aeronaves em processo de nacionalização, os spotters ficaram numa taxiway interdiata ao lado da pista, proporcionando ângulos íncriveis e sem nenhuma obstrução para fotos.

A BH Airport destacou que pretende realizar outros eventos para os entusiastas da aviação, e destacou que existe a possibilidade de existir um local para a fotografia próximo ao futuro viaduto que irá conectar a pista atual à nova pista a ser construída no outro lado do aeroporto, conforme plano de concessão. Neste evento estiveram presentes spotters de São Paulo, Recife, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro além de participantes de diversas partes de Minas Gerais.

Agradecemos à Força Aérea Brasileira, a BH Airport, ao CNF Ao Vivo e todos envolvidos pela bela organização do evento que rendeu belas chapas, como dizia o nosso amigo Coacci! 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos