Biden estreia o avião Air Force One com voo de apenas 23 minutos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Aconteceu na sexta-feira, 5 de fevereiro, o primeiro voo de Joe Biden no “Air Force One (ou “Força Aérea Um”, em português), que é a forma como os aviões presidenciais da Força Aérea Americana são designados quando o comandante-chefe está a bordo. Lembrando que esse designador pode ser aplicado a qualquer aeronave em que esteja o presidente dos Estados Unidos (POTUS).

E o primeiro voo foi rápido, de apenas 23 minutos, entre Washington e Delaware, onde vive, ou seja, um quarto do tempo que levaria se usasse os trens da Amtrak. A operação foi realizada no Boeing 757.

Assista abaixo o vídeo em que mostra o embarque do presidente no jato presidencial (aguarde carregar).

Segundo o DailyMail, Biden teria dito que era uma “grande honra” subir como presidente no icônico símbolo do poder e da diplomacia americana, o “Air Force One”. O avião não é novo para ele, uma vez que já o havia usado na época em que foi vice-presidente de Barack Obama, mas voar como presidente soa diferente.

Lembrando que mora a apenas cinco quilômetros da base de Delaware, ele disse com nostalgia: “Eles (a Força Aérea) usam, há muito tempo, esse aeroporto para praticar pousos e decolagens do avião do presidente. Agora estou saindo desse avião. É realmente estranho”.

Veículos de imprensa, como o The New York Times, embarcaram no voo inaugural de Biden e destacaram que todos usavam máscara; que as TVs a bordo mostravam ESPN e CNN, algo que jamais teria ocorrido com Trump; e que o presidente não quis conversar sobre política com a imprensa, mas deu algumas declarações apenas depois que o avião pousou.

Agora, a imprensa está de olho no primeiro voo de Biden no Boeing 747-200, o mais famoso dos “Air Force Ones”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias