Bilionário romeno era o dono e o piloto do avião que caiu em Milão

O bilionário romeno Dan Petrescu, sua esposa e seu filho, além de outros cinco amigos, eram as pessoas que estavam a bordo e morreram neste último domingo, 3 de outubro, quando seu avião caiu em Milão, na Itália. O Pilatus PC-12 estava sendo pilotado pelo próprio Petrescu como proprietário da aeronave.

YR-PDV
O Pilatus PC-12 de Petrescu

Como vimos hoje mais cedo aqui no AEROIN, o avião turboélice de matrícula romena YR-PDV decolou do aeroporto Linate para Olbia, na Sardenha, onde Petrescu morava, e caiu apenas minutos após a decolagem em San Donato Milanese, uma cidade de cerca de 30.000 habitantes na grande Milão. Ele explodiu depois de bater em um prédio de escritórios vazio que estava sendo reformado.

“Eu ouvi o som de um avião acima de mim, como se ele estivesse desligando seu motor”, disse o morador local Giuseppe à agência de notícias Reuters. “Então ouvi uma explosão muito forte, as janelas da nossa casa começaram a tremer, então abri a janela e vi uma enorme nuvem de fumaça subindo”, acrescentou.

A mídia italiana informou que as vítimas são Petrescu, 68 anos; sua esposa Dorotea, 65; seu filho, Dan Stefan, 30; Filippo Nascimbene, 33; sua esposa, Claire Stephanie Caroline Alexandrescu; seu filho, Raphael; Miruna Anca Wanda Lozinschi, mãe de Claire Stephanie; e Julien Brossard, 36, um amigo canadense de Dan Stefan.

Petrescu era um dos romenos mais ricos do país e tinha dupla cidadania, romena e alemã. O consulado romeno em Milão disse estar pronto para fornecer qualquer assistência, como facilitar o repatriamento dos cadáveres e emitir certidões de óbito.

O empresário tinha uma vasta fortuna estimada em 3 bilhões de euros, com negócios no setor imobiliário e outros. Ele era dono de vários hipermercados e shoppings.

Ele também era uma pessoa muito reservada, de acordo com a mídia romena, e vivia discretamente, dirigia carros antigos, se vestia com modéstia e às vezes viajava em classe normal como qualquer outro passageiro regular.

Apelidado de “bilionário sombra”, ele foi o parceiro de negócios do bilionário Ion Tiriac imediatamente após a Revolução Romena em 1989, que derrubou o ditador comunista Nicolae Ceausescu.

Para rever mais detalhes sobre o acidente deste domingo com o Pilatus PC-12, clique aqui.

Com informações de portais italianos e romenos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias