Bimotor ATR-72 chama atenção ao realizar voo de 6 horas e 2.735 km sem escalas

ATR 72-600
ATR 72-600 da Sky Express – Imagem: ATR

Um voo realizado na última quinta-feira, dia 9 de setembro, chamou a atenção pelo fato de um turboélice ATR-72 ter percorrido mais de seis horas de voo sem escalas, totalizando mais de 1.700 milhas (cerca de 2.735 quilômetros). A título de comparação, a distância em linha reta entre São Paulo e Manaus é de cerca de 2.700 km.

Conforme dados registrados pela plataforma de rastreamento RadarBox, o ATR 72-600 registrado sob a matrícula SX-ELV, da companhia aérea grega SKY Express, decolou do Aeroporto Internacional de Atenas, na Grécia, às 03h21 UTC, com destino a Dublin, na Irlanda.

Após a decolagem, a aeronave que estava sem passageiros, segundo relatou a companhia ao Symple Flying, subiu a 24.000 pés (cerca de 7.300 metros) e manteve uma velocidade média de 500 km/h durante a fase de cruzeiro.

O voo de número SEH-002P, sem escalas para reabastecimento, cruzou a Itália, Suíça, França e Reino Unido até chegar em territória irlandês. A rota durou pouco mais de seis horas até o momento em que a aeronave pousou no Aeroporto de Dublin, às 09h24 UTC.

Rota que o ATR-72 fez – Imagem: RadarBox

Segundo dados do Planespotters, a aeronave tem 1 ano e 3 meses desde a fabricação e foi entregue à companhia aérea em julho deste ano. Embora não se tenha conhecimento do motivo da ida a Dublin, a companhia afirmou não se tratar de um voo comercial.

Além disso, o feito de um ATR-72 voar mais de seis horas sem escalas se da devido à aeronave não contar com o peso dos passageiros, possibilitando um consumo menor de combustível e, consequentemente, mais autonomia de voo. Normalmente, a aeronave com passageiro tem um alcance máximo de 1.404 km.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias