Clássico Boeing 727 termina afundado fora da pista ao pousar sob forte chuva

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um clássico jato comercial Boeing 727 terminou fora da pista em incidente ocorrido na última terça-feira, 20 de outubro, durante um pouso sob fortes chuvas.

Boeing 727 LAS Incidente Pouso Valencia Venezuela
Imagem: The Aviation Herald

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave envolvida na ocorrência foi o Boeing 727-200 cargueiro registrado sob a matrícula HK-4637, operado pela companhia aérea colombiana LAS Lineas Aereas Suramericanas.

O jato estava realizando um voo de carga de Bogotá (Colômbia) para Valencia (Venezuela) com 3 tripulantes, e fez seu pouso na pista 10 do destino sob forte chuva por volta das 15h00 locais, ou 16h00 de Brasília.

Porém, por motivos ainda não conhecidos, algo não saiu como deveria e a tripulação não foi capaz de manter o Boeing 727 sobre a pista, ocorrendo o evento chamado na aviação de “runway excursion”. O jato parou com todas as rodas na grama a poucos metros da lateral da pista.

As condições meteorológicas (METAR) do momento mostram que a visibilidade estava em torno de 8 a 9 mil metros, porém, dados de vento não estão presentes.

Boeing 727 LAS Incidente Pouso Valencia Venezuela
Imagem: The Aviation Herald

O AvHerald informa que não houve feridos, e que a aeronave sofreu danos menores, o que parece indicar que o trem de pouso principal esquerdo afundou no terreno encharcado, uma vez que as imagens mostram a asa esquerda quase encostada no solo.

Até o momento da publicação desta matéria, não é possível saber se houve qualquer procedimento de arremetida ou se o pouso foi feito direto na primeira aproximação, pois os sites de rastreamento-radar não registraram o voo até o fim em função da falta de cobertura na região da Venezuela.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

British Airways recebe sugestão de mudar de nome após apoiar time...

0
Um post aparentemente inocente do time de mídias sociais da British Airways deu o que falar e gerou uma enorme discussão no Twitter