Boeing 727 que foi da RIO Linhas Aéreas aparece reluzente em nova pintura

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Já chegou em Montevideo, no Uruguai, o Boeing 727-200F de registro CX-CLC, que integrou recentemente a frota da empresa Air Class, para a qual realizará voos cargueiros regionais em toda a América do Sul. Imagens da aeronave foram compartilhadas pelo fotógrafo Ezequiel Arpajou em seu perfil no Twitter.

Antes de seguir para a Air Class, o jato voou por anos no Brasil. Sua história por aqui começou e 2010, quando voou pela RIO como PR-IOB, depois foi repassado à frota da Sideral Air Cargo e permaneceu operacional até 2019, quando foi estocado em Curitiba. A aeronave tem 38 anos de idade.

A partida do jato do Brasil ocorreu na noite de 26 de fevereiro, em voo vazio, de traslado, rumo a Assunção e depois Lima, no Peru, onde passou por manutenção e saiu dos hangares com uma reluzente pintura, jamais aparentando a idade de tem.

O modelo Boeing 727 é operado no Brasil, hoje, exclusivamente pela Total Linhas Aéreas e, num futuro próximo, deverá ser operado também pela Asas Linhas Aéreas. Se hoje ele é uma cena rara, no passado era “figurinha comum” em aeroportos de todo o Brasil, ao ponto de ganhar fãs entre passageiros e entusiastas. No entanto, com a idade chegando e a dificuldade de treinamento e manutenção, operá-lo se tornou mais complicado, tornando-o uma “ave rara” nos dias atuais.

Curiosamente, a própria Air Class, logo após receber a aeronave, anunciou que realizará uma série de voos fretados para o Brasil com seus Boeing 727.

Infelizmente, os pousos serão de madrugada e a primeira operação será amanhã 21 de abril. As operações serão feitas com um voo semanal todas quartas-feiras, podendo ser ampliadas no futuro, a depender da demanda.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias