Início Aeroportos Boeing 737-200 “Breguinha” fará voo especial para Belo Horizonte

Boeing 737-200 “Breguinha” fará voo especial para Belo Horizonte

Um dos clássicos jatos da aviação mundial, o Boeing 737-200, conhecido popularmente no Brasil como “Breguinha”, voltará a Belo Horizonte num voo especial.

YV-497T

O jato, contam as histórias de aeroporto, ganhou o apelido por causa da novela “Brega e Chique” de 1987, onde o “Chique” seria a geração mais nova na época: o 737-300. O apelido de “Chique” não pegou no 737-300 da geração Classic, mas o “Brega” teria pegado no 737-200 da série Originals. Essa é uma das histórias que se ouve por aí.

Por ironia do destino, o primeiro 737 do Brasil, que era do modelo -200, ficou muito tempo no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. De matrícula PP-SMA, ele voou pela VASP até o fechamento desta e ficou abandonado por muitos anos num canto do aeroporto. Mais recentemente, sua sucata foi comprada por um novo empreendimento que incluirá shopping e gastronomia, que está se instalando em Lagoa Santa, cidade vizinha ao aeroporto.

A volta a BH

Nessa semana, porém, há previsão para a volta do “Breguinha” em voos “de verdade”, operados pela venezuelana Estelar. Serão dois voos (ida e volta) especiais neste mês, que sairão de Barquisimeto, na Venezuela e farão escala em Manaus, antes de chegarem em BH.

Trata-se de mais um fretamento de times para a disputa da Copa Libertadores. Nesse caso, para o Deportivo La Guaira, da Venezuela, que enfrentará o Atlético Mineora em BH no dia 25 de maio.

Segundo consta na ANAC, a previsão é que o Boeing 737-200 pouse em Manaus às 14h00 do dia 23 de maio, decolando para Confins às 15h00 e, finalmente, pousando na capital mineira às 19h25 locais.

O voo de volta para a Venezuela sairá de Confins à 1h00 da madrugada do dia 26, chegando em Manaus às 3h30. Da capital amazonense o Breguinha decola às 04h30 para Caracas, capital venezuelana. Todos os horários divulgados acima são locais.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile