Boeing 737-200 que foi da Varig vai virar atração no interior de São Paulo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um clássico da aviação brasileira está próximo de ter um digno destino, após ter sido arrematado em um leilão no final ano passado por um experiente comandante de linha aérea. Trata-se do Boeing 737-200, popularmente chamado de “breguinha”, que voou na Varig como PP-VME.

O processo de venda do avião vem sendo divulgado com exclusividade pela jornalista especializada em aviação Solange Galante, através do site Caixa Preta da Solange. A foto abaixo, incorporada do perfil aeroprints do Flickr, mostra o último estado da aeronave, em São José dos Campos.

PP-VME Boeing B.737 RICO ( WFU / Stored )

Após conversar com o novo dono da aeronave, o comandante Norio Shioga, experiente no 737 e piloto da Gol Linhas Aéreas, Solange descobriu que os planos para a aeronave são os melhores possíveis: transformá-la em atração de um complexo que contará com hotel e um centro de eventos, com direito a um finger acoplado na aeronave e uma torre de controle como recepção.

A ideia do piloto e empresário é montar o negócio na cidade de Bernardino de Campos, localizada no centro do Estado de São Paulo, a 334 quilômetros da capital.

A foto abaixo é de autoria de @plumtimair, via Flickr.

PP-VME Varig Boeing 737 Sao Paolo Congonhas 18th September 1982

Voo especial

Em entrevista ao Caixa Preta da Solange, o comandante explicou que pretende realizar “voos a lugar nenhum” para até sete destinos, mas com um apelo diferente do que temos observado mundo afora. Além de simular decolagem e pouso sem sair do lugar, o “grande barato” do projeto será servir comidas típicas do destino após a “aterrissagem”. Para a experiência ficar mais completa, um filme em 3D vai levar os viajantes aos pontos turísticos do seu destino.

Os planos vão além do entretenimento e o espaço também estará disponível para escolas de aviação para treinamento de comissários, por exemplo, já que a aeronave tem os assentos e todos os ambientes (ex. galley, banheiros, cockpit) completos. A aeronave será restaurada e deverá ser pintada num padrão da Boeing.

Esse é o tipo de iniciativa que deve ser engrandecida e fomentada. O mundo da aviação certamente agradece.

História

Segundo dados do Aeromuseu, o PP-VME (msn 21000) é um Boeing 737-200 do modelo Super Advanced, que tem uma longa história no Brasil, tendo chegado direto de fábrica para a Varig em 20 de dezembro de 1974, há 46 anos.

Ele ficou na frota da empresa gaúcha por 28 anos, até 2002, quando foi armazenado. Dois anos depois, em 2004, foi adquirido pela Rico Linhas Aéreas, mantendo sua matrícula. Voou por mais três anos e depois foi armazenado em São José dos Campos, onde esteve até hoje, à mercê do tempo.

No total, a Varig operou 20 unidades do Boeing 737-200, que tiveram um importante papel no crescimento doméstico da empresa, substituindo, principalmente, os icônicos Electra II.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de