Boeing 737 da Azul desvia ao aeroporto de origem duas vezes em 3 dias

Em menos de três dias, dois incidentes envolvendo uma mesma aeronave da Azul Cargo foram reportados ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira.

Segundo consta no banco de dados do CENIPA, a primeira ocorrência aconteceu na tarde do último sábado, dia 14 de agosto, com o Boeing 737-400F registrado sob a matrícula PR-AJY, que realizava um voo cargueiro de Manaus para Campinas. A decolagem com dois tripulantes a bordo aconteceu de forma normal e sem intercorrências, no entanto, durante a fase de subida, a tripulação recebeu a mensagem de ‘PRESSURIZATION FAILURE’.

Com a indicação de falha na pressurização da aeronave, os tripulantes iniciaram os procedimentos padrão do Manual de Referência Rápida (QRH) e em seguida julgaram necessário o retorno ao aeroporto de onde haviam saído, sem declarar emergência.

O pouso aconteceu normalmente em Manaus, e segundo dados obtidos através da plataforma do RadarBox, a aeronave retornou às operações horas depois, realizando um novo voo para o Aeroporto Internacional de Viracopos.

O segundo incidente dias após o primeiro

O segundo incidente com o PR-AJY ocorreu no último dia 17 de agosto, no voo AD2005, que iria realizar uma operação de carga partindo do Aeroporto Internacional de Belém, para Fortaleza.

A aeronave decolou de Belém às 12h32 (horário local) com dois tripulantes e, durante a fase de subida, a tripulação recebeu uma indicação de ‘ENGINE THRUST REVERSER UNLOCK’ (na tradução livre ‘DESBLOQUEIO DO INVERSOR DE IMPULSO DO MOTOR’).

Dados obtidos do RadarBox, mostram a trajetória da aeronave desde a decolagem, até o retorno ao aeroporto em Belém.

Imagem: RadarBox

Após a tripulação consultar o checklist e procedimentos padrão do QRH, foi optado por retornar ao aeroporto de origem, sem declarar emergência. O pouso aconteceu sem intercorrências às 12h59, após 27 minutos de voo.

Ainda segundo dados da plataforma do RadarBox, a aeronave envolvida na ocorrência retornou às operações cerca de 3 horas depois, realizando um novo voo para Fortaleza.

Esse é o quarto incidente reportado ao CENIPA, envolvendo essa aeronave neste ano, mas nenhum com recorrência, sendo todos diferentes um dos outros. Abaixo você pode rever alguns destes casos envolvendo o Boeing 737-400F:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias