Boeing 737 decola da Madeira com combustível vazando? Entenda o caso

Um curioso vídeo mostra um Boeing 737 decolando do Aeroporto da Madeira, mas com combustível vazando, despertando diversos comentários curiosos.

O flagra foi feito pelo canal Aeroporto da Madeira Spotting, que registra o tráfego aéreo no famoso aeroporto português, localizado na Ilha da Madeira, no Oceano Atlântico. Esse é o mesmo aeroporto que foi recentemente batizado com o nome do jogador português Cristiano Ronaldo, nascido na Ilha, e é conhecido por sua pista em concreto, que se estende por uma plataforma elevada, a qual é possível ver a partir do primeiro minuto de vídeo.

Mas o que chama a atenção no vídeo compartilhado no YouTube é que, logo após a aceleração inicial de um Boeing 737-800 da Transavia, de matrícula F-GZHJ, começa a sair um líquido da ponta da asa. O jato cumpria o voo TO-3461 para Paris.

Combustível saindo

O líquido em questão é o combustível da aeronave e tal imagem pode assustar, ainda mais se vista por um dos passageiros ou alguém não tão acostumado com a aviação. No entanto, não passa de um procedimento de segurança.

Acontece que o combustível sai por uma válvula de alívio de pressão, que é acionada quando existe um diferencial de pressão de 1,25 PSI, ou mais, entre a pressão de dentro do tanque de combustível e a pressão externa. Esta situação é mais suscetível quando o avião está com os tanques cheios e quando ocorre uma mudança na temperatura que faz o combustível se expandir

Nessa situação, a válvula abre para que a pressão no tanque se mantenha dentro dos limites de segurança. Veja abaixo como este sistema é testado:

O sistema é tão simples e seguro que não existe aviso na cabine para o piloto, que só fica sabendo da situação após fazer uma inspeção externa. Até aviões menores, como os movidos à hélice da Cessna, por exemplo, contam com um sistema similar, com uma válvula que tira o “excesso de combustível”.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

XE Jet será a mais nova empresa aérea a voar com...

0
Nessa semana, a empresa especializada em leasing, Skyworld Aviation, informou que concluiu a venda de uma aeronave Embraer ERJ-145 LR