Boeing 737-800 emiradense leva carga de 21 mil quilos e bate recorde

Foto flydubai

Um Boeing 737-800 de passageiros da empresa emiradense flydubai transportou um expressivo total de 21 mil quilos de mercadorias no porão da aeronave e na cabine de passageiros num voo entre Dubai e Kochi, na Índia, no dia de ontem, 18 de agosto.

Embora não seja totalmente possível comprovar que trata-se de um recorde mundial, a empresa aérea emiradense comemorou como se fosse. O feito foi compartilhado pelo vice-presidente de carga da flydubai, Mohamed Hassan, em seu perfil no LinkedIN. Na mensagem, disponível abaixo, ele celebra o novo recorde quebrado, enquanto agradece ao seu time de solo e de aeroportos – sem deixar de agradecer aos clientes, é claro.

Em 5 de junho, reportamos sobre outro voo recordista da mesma empresa que, segundo ela mesma, transportou 20.171 kg de Dubai a Calecute (ou Kozhikode), na Índia. À época, a aeronave transportou um misto de carga médica e geral com um peso recorde.

Pouco menos do que um 737-800BCF

Para se ter uma ideia de como o feito é interessante, um Boeing 737-800BCF, que é o modelo de passageiros convertido para transporte exclusivo de carga, tem uma capacidade máxima de 23.900 kg.

Por ser uma máquina especificamente preparada para esse fim, o BCF tem algumas adaptações, como reforço de piso e mudanças internas (ex. instalação de trilhos) para receber pallets, diferente do avião da flydubai, que se tratou de um 737-800NG em configuração padrão de passageiros e que teve a carga amarrada aos assentos e disposta no porão.

Em nota durante a pandemia, a transportadora emiradense diz que continua concentrando seus esforços no apoio a solicitações governamentais com voos de repatriação e na movimentação de mercadorias essenciais em toda a sua rede e além dela. A flydubai Cargo está maximizando sua capacidade de carga transportando mercadorias no porão de carga também em voos de repatriação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias